Gabriel Bortoleto tem sido um dos bons nomes do pelotão intermediário da temporada 2026 da Fórmula 1. Durante conversa exclusiva com o F1MANIA.NET, o piloto comentou se está surpreso com o bom início da Audi na categoria, qual balanço faz das primeiras 11 etapas e traça metas para segunda metade do calendário.
A montadora alemã foi uma das equipes estreantes do grid neste campeonato, apesar de ter chegado assumindo a estrutura antes da Sauber. Entretanto, novata e produzindo seu próprio motor, era esperado que derrapasse neste início de campanha – mas tem mostrado força que impressiona o paddock.
Nas primeiras 11 etapas disputadas, conseguiu somar 12 pontos com Bortoleto e Nico Hülkenberg, aparecendo na oitava posição do Mundial de Construtores e a nove de alcançar a Haas, oitava colocada.

Portanto, Gabriel, em bate-papo com o F1MANIA.NET, comentou se esperava ver tal rendimento neste início de temporada. “A nossa intenção é construir um projeto a longo prazo, então eu sinceramente esperava que nosso primeiro ano fosse mais difícil do que está sendo, acho que começamos a temporada muito bem, com pontos, com Q3, algo impressionante”, comentou.
Na sequência, o competidor do carro #5 também aproveitou para fazer um balanço das primeiras 11 etapas disputadas – pontuou em três etapas e conta com dois oitavos lugares como melhores resultados, além de ter avançado ao Q3 por três oportunidades até o momento. “Um balanço extremamente positivo, não tem o que falar”, pontuou.
Por fim, Bortoleto traçou o que espera da Audi até o final da temporada 2026 da Fórmula 1. O brasileiro destacou que gostaria de terminar na frente das Racing Bulls, apesar de saber a dificuldade, e ressaltou que “sei dos planos que temos no futuro de evolução do carro, do motor, e estou vendo a longo prazo e estou muito animado”.