F1: Bearman e Ocon investigados após incidente no GP da Inglaterra; veja resultado

Companheiros de equipe na Haas, Oliver Bearman e Esteban Ocon se envolverem em um incidente na parte final final do GP da Inglaterra, neste domingo (6), que gerou uma investigação dos comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Após os dois pilotos e os representantes da equipe apresentarem seus argumentos, a decisão foi de não punir nenhum dos competidores.

“Os Comissários ouviram o piloto do Carro 31 (Esteban Ocon), o piloto do Carro 87 (Oliver Bearman), o representante da equipe e analisaram dados do sistema de posicionamento/sinalização, vídeos e imagens do onboard. Em condições de pista molhada, o Carro 87 tentou ultrapassar o Carro 31 pela parte interna da Curva 6 e colidiu com o Carro 31.

Esteban Ocon (FRA) Haas VF-25.
Foto: XPB Images

Ambos os pilotos informaram na audiência que as condições da pista contribuíram significativamente para o incidente, já que estavam usando pneus slicks em uma pista úmida. Segundo eles, ambos estavam disputando a linha seca, que tinha apenas a largura de um carro. Ao fazer isso, se tocaram, resultando em uma colisão que fez os dois carros saírem da pista. Eles consideraram o incidente como um “acidente de corrida”, sem que nenhum piloto fosse considerado total ou predominantemente culpado.

Embora o Carro 87 aparentasse ter direito legítimo ao apex da curva de acordo com as Diretrizes dos Pilotos, os Comissários levaram em conta as condições da pista, a aderência disponível e as posições e dinâmicas dos carros no momento. Esses fatores indicaram que a colisão foi resultado de uma convergência de movimentos de ambos os pilotos em circunstâncias desafiadoras, e não de um erro predominante de um deles. A situação não permitia que o Carro 31 adotasse uma trajetória significativamente mais aberta para evitar o contato.

Portanto, não foi possível determinar que um dos pilotos fosse total ou predominantemente culpado, concordando com a avaliação dos pilotos de que se tratou de um (infeliz) acidente de corrida. Assim, nenhuma ação adicional foi tomada”, traz o documento divulgado pela FIA.

Sendo assim, o resultado dos pilotos está mantido, com Bearman em 11° e Ocon em 13°. O britânico, que fez sua estreia no circuito de Silverstone, foi o único novato a não abandonar a prova, marcada por diversos acidentes, incluindo do brasileiro Gabriel Bortoleto, que não chegou a completar quatro voltas de corrida.

 

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.