Gabriel Bortoleto não conseguiu completar quatro voltar no GP da Inglaterra neste domingo (6). O piloto da Sauber acabou sendo vítima do traçado molhado somado à estratégia arriscada de optar por pneus de pista seca na largada em Silverstone. O brasileiro não abandonava uma prova desde o GP de Miami, realizado no início de maio.
A prova no circuito inglês começou com alguns pilotos optando por trocar seus pneus de chuva por pneus de pista seca na largada. Bortoleto foi um deles, colocando pneus médios. Com a bandeira amarela agitada por conta de um incidente de Lawson na largada, Bortoleto se manteve junto ao pelotão.
Entretanto, com trechos da pista ainda molhados, o carro de Bortoleto acabou escapando na volta 4. Ele bateu em uma das barreiras com a asa traseira, chegou a voltar para a pista, mas teve que abandonar a prova devido aos danos no carro, causando o Safety Car Virtual.
O fim de semana do brasileiro foi marcado por uma série de problemas: ele rodou no primeiro treino livre, perdendo um jogo de pneus, na sexta-feira. Já no sábado, Bortoleto escapou da pista e quebrou a suspensão. O assoalho do carro teve que ser substituído por um modelo anterior, utilizado antes da atualização bem-sucedida na Áustria. Já na classificação, o piloto não conseguiu tentar passar para o Q2, pois não tinha combustível suficiente para uma última tentativa no Q1.
Bortoleto conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1 no GP da Áustria, somando quatro no campeonato. A próxima etapa é o GP da Bélgica, entre 25 de 27 de julho.