Oliver Bearman foi punido após um incidente no terceiro treino livre do GP da Inglaterra neste sábado (5). O piloto da Haas bateu no pit lane durante procedimento de bandeira vermelha ao final da sessão, causada por um acidente de Gabriel Bortoleto, da Sauber. A situação do britânico pareceu suspeita e ele foi investigado pelos comissários por infringir regras do momento de interrupção.
Após ouvirem o piloto e analisarem o caso, os comissários decidiram pela punição. O piloto da Haas vai perder 10 posições no grid de largada por não ter respeitado os procedimentos de bandeira vermelha. A seguir, veja a justificativa dos comissários na íntegra:
“Os Comissários ouviram o piloto do Carro 87 (Oliver Bearman), o representante da equipe e analisaram os dados do sistema de posicionamento/marshalagem, vídeos, tempos, telemetria, comunicações de rádio da equipe e imagens do carro.
A sessão foi interrompida com bandeira vermelha às 12:33:57. O Carro 87 havia reduzido a velocidade devido à bandeira vermelha, mas, ao se aproximar da Curva 15, acelerou significativamente, atingindo velocidade de corrida e entrando na via de acesso aos boxes a 260 km/h. O piloto perdeu o controle do carro na entrada do pit lane e colidiu com as barreiras.
O Art. 37.6 (a) do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 e o Art. 2.5.4.1 (b) do Apêndice H do Código Esportivo Internacional exigem que, quando uma bandeira vermelha é exibida, “todos os carros devem reduzir imediatamente a velocidade e retornar lentamente ao pit lane”.
É indiscutível que o piloto do Carro 87 não retornou lentamente ao pit lane, pois acelerou para simular uma entrada nas boxes em condições de corrida. Na verdade, ao analisarmos uma volta anterior em condições normais de corrida, verificamos que ele estava mais rápido nesta volta, sob bandeira vermelha.
Para piorar, ele perdeu o controle do carro e colidiu com as barreiras em alta velocidade. O piloto nos informou que subestimou o fato de que seus freios não estavam aquecidos, já que a volta foi feita lentamente devido à bandeira vermelha. Embora isso possa ter contribuído para o acidente, não consideramos um fator atenuante.
Assim, aplicamos a penalidade conforme as diretrizes, com um rebaixamento de 10 posições no grid e 4 pontos na licença.”
Com o acréscimo de quatro pontos na superlicença, Bearman acumula oito pontos. Ele precisa evitar chegar a 12 até novembro, quando seus pontos do ano passado começam a expirar.
A cobertura completa do GP da Inglaterra você acompanha no F1Mania.net, com notícias em tempo real, análises exclusivas e todos os bastidores direto do paddock.