Fórmula 1: “Verstappen faz a diferença, não o carro”, afirma Marko

Helmut Marko reforçou a importância que Max Verstappen tem na trajetória da Red Bull nos últimos cinco anos. O conselheiro da equipe afirmou que o holandês foi fundamental para que o time alcançasse o topo, muito além dos bons carros produzidos nos últimos anos, como o caso de 2023, quando o piloto guiou um dos projetos mais bem sucedidos da carreira de Adrian Newey.

F1 2025, Fórmula 1, GP da China, Xangai
Foto: Red Bull Content Poll

“Max é o nosso maior trunfo. A maioria das nossas vitórias nos últimos anos se deve, em grande parte, a ele”, afirmou Marko em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf. O austríaco citou justamente o RB19, carro de 2023, como comparação: “Naquele ano, tivemos um carro tão superior que muitos pilotos teriam sido campeões”, admitiu. Já sobre a conquista de 2021, quando Verstappen superou Lewis Hamilton em uma disputa acirrada, ele foi enfático: “Aquela foi uma guerra total com a Mercedes no esporte, no aspecto psicológico e até no político.”

Marko também reconheceu a queda de rendimento da Red Bull desde o ano passado, mas relembrou que situações parecidas foram enfrentadas e superadas anteriormente. “Em 2022, começamos com um carro muito pesado. Max abandonou duas vezes nas três primeiras corridas e brincou que precisaríamos de 45 etapas para alcançar a Ferrari”, recordou. Naquele ano, Verstappen garantiu seu segundo título.

A declaração chega em um momento de incertezas na equipe após George Russell, da Mercedes, revelar que o holandês está em conversas com Toto Wolff. Christian Horner, chefe da Red Bull, foi rápido em minimizar os rumores, porém, com a renovação de contrato de Russell ainda incerta e a atual crise da Red Bull, paira a dúvida sobre o futuro do tetracampeão mundial na Fórmula 1.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.