Charles Leclerc não poupou elogios ao seu companheiro de equipe na Ferrari, Lewis Hamilton, destacando a impressionante habilidade do britânico ao volante e sua dedicação dentro e fora das pistas. Desde que a dupla passou a dividir o mesmo time na Fórmula 1, no início da temporada 2025, o monegasco diz ter se surpreendido com características que vão além do esperado de um heptacampeão mundial.
“Eu esperava muitas coisas do Lewis ao ingressar na equipe, afinal, com tanto sucesso na F1, você já imagina que ele vai ser rápido e que terá qualidades especiais na pilotagem”, afirmou Leclerc à imprensa durante o fim de semana do GP do Canadá.
No entanto, mesmo com as expectativas elevadas, uma característica em particular chamou a atenção do piloto da Ferrari. “Todas essas coisas eu já imaginava, mas mesmo assim fiquei surpreso com o jeito como ele freia, por exemplo. O quão tarde ele freia é muito, muito impressionante”, relatou Leclerc.
Reconhecido por sua própria habilidade em frear mais tarde do que seus antigos companheiros de equipe, Leclerc admite que Hamilton levou isso a outro nível. “Durante toda a minha carreira, sempre fui o piloto que freava mais tarde, e isso era uma característica muito minha. Mas o Lewis está um passo à frente nesse aspecto”, destacou.

Porém, o que mais impressionou o monegasco nem foi o desempenho em frenagens, mas sim o comprometimento e organização de Hamilton, mesmo com tantos projetos paralelos à Fórmula 1.
“O que mais me surpreendeu, e que eu realmente não esperava, foi a disciplina dele. É muito impressionante”, contou Leclerc, referindo-se à capacidade do britânico de se dedicar a outras áreas sem perder o foco no automobilismo. “Lembro de vê-lo gerenciando tantas coisas ao mesmo tempo, e eu pensava: ‘Isso deve ser difícil’. Mas quando você vê o quanto tudo é organizado, percebe que ele está 200% focado nas corridas, e que todo o resto funciona de forma muito bem estruturada.”
Leclerc afirmou ainda que pretende seguir o exemplo do companheiro. “Todos nós temos paixões e projetos fora das corridas, mas o mais importante é manter o foco na Fórmula 1, e o Lewis é muito, muito impressionante nesse ponto”, concluiu.
Recentemente, Hamilton marcou presença na estreia do filme de Fórmula 1 estrelado por Brad Pitt, do qual é produtor. Mesmo com os compromissos fora da pista, ele segue competitivo na temporada, embora atualmente ocupe a sétima posição no campeonato de pilotos, 25 pontos atrás de Leclerc.