F1: Russell vence em dia de briga da McLaren e acidente de Norris no GP do Canadá

George Russell venceu o GP do Canadá da Fórmula 1, que marcou a décima etapa da temporada 2025. Neste domingo (15), o piloto acertou na estratégia, controlou o ritmo e garantiu a primeira vitória do campeonato.

Max Verstappen foi quem cruzou a linha de chegada em segundo a pouco mais de 2s5 em Montreal, com Kimi Antonelli terminando no terceiro posto e conseguindo o seu primeiro pódio da carreira.

Entretanto, o que marcou a disputa foi a briga da McLaren com quatro voltas para a bandeira quadriculada. Oscar Piastri e Lando Norris vieram em uma briga forte pelo quarto posto, o australiano levou a melhor, mas o britânico acabou batendo e abandonando, provocando um safety-car, encerrando a disputa.

A Fórmula 1 retorna daqui duas semanas com o GP da Áustria. No Red Bull Ring, a categoria disputa a 11ª etapa entre os dias 27 a 29 de junho.

F1: Russell vence em dia de briga da McLaren e acidente de Norris no GP do Canadá

Saiba como foi a corrida do GP do Canadá da Fórmula 1:

Para o grid desta prova, quem alinhou na ponta foi o britânico da Mercedes, dividindo a fila com Max Verstappen e trazendo a expectativa de uma ‘revanche’ do GP da Espanha. Oscar Piastri e Kimi Antonelli alinharam na segunda fila. Enquanto isso, Pierre Gasly e Liam Lawson alinhavam no pitlane.

Enquanto isso, Gabriel Bortoleto conseguiu o 16º posto no grid, mas após uma penalização para Yuki Tsunoda, subiu para 15º.

Para a largada, entre o primeiro e o sexto colocados, todos optaram por sair de pneu médio – a Pirelli prevê duas paradas para a corrida. Enquanto isso, o brasileiro da Sauber alinhou no grid de pneu duro.

Largada autorizada em Montreal e George conseguiu manter a primeira colocação sem grandes problemas. Atrás, Oscar tentou dar o bote em cima do tetracampeão da Red Bull, mas se manteve na terceira colocação.

No pelotão intermediário, então, Alex Albon passou reto nas curvas 9 e 10 quando brigava com Franco Colapinto e foi pela grama, e quando retornou para o traçado, ainda quase acertou o argentino da Alpine.

Com três voltas completadas, a ordem era Russell, Verstappen e Antonelli completando as posições do pódio, com Piastri e Hamilton fechando as cinco colocações da ponta.

Desde a largada, então, Albon era o piloto que mais perdeu posições no pelotão, perdendo três postos e aparecendo em 12º. Por outro lado, Nico Hülkenberg era quem mais tinha subido ao ganhar dois e estar em nono.

No giro 13, Verstappen optou por ir aos boxes, sendo o primeiro a fazer a parada. O tetracampeão da Red Bull trocou de médio para duro. Na volta seguinte, então, a Mercedes reagiu e parou Russell.

Enquanto a maior parte dos competidores já tinha feito uma visita aos boxes para calçar os duros, Lando Norris e Charles Leclerc, que já largaram com os compostos brancos, estavam nas duas primeiras posições e ainda não haviam visitado os boxes.

Norris, Leclerc, Ocon, Sainz, Tsunoda, Bortoleto, Stroll e Gasly eram os únicos competidores que ainda não haviam feito uma visita aos boxes.

F1: Russell vence em dia de briga da McLaren e acidente de Norris no GP do Canadá

Finalmente, então, com 26 voltas feitas, Russell conseguiu deixar Leclerc para trás para assumir a segunda colocação. Agora, começou a sua caçada em cima de Norris, precisando tirar 2s para o ponteiro britânico.

Então, após ter parado, Leclerc veio no rádio questionar o motivo de terem ido aos boxes. O engenheiro respondeu que estavam no plano B, mas o monegasco rebateu dizendo que havia informado que os pneus estavam ok.

Já com Alonso, o engenheiro pediu para que o bicampeão espanhol entrasse com mais calma nas curvas 3 e 8, e ouviu uma resposta atravessada: “estamos correndo, não testando”.

Com 35 voltas feitas, a ordem era Russell, Verstappen, Antonelli, que caminhava para seu primeiro pódio, Piastri, Norris, Leclerc, Hamilton, Ocon, Alonso e Sainz completando as dez primeiras posições.

Verstappen, então, foi o primeiro a fazer suas paradas, calçando mais uma vez colocando os duros. O competidor retornou em sexto para a pista, estando a 5s8 de Leclerc, quinto.

Na volta 42, então, foi a vez de Russell fazer sua segunda parada nos boxes. O titular da Mercedes, assim como o adversário da Red Bull, também voltou com o composto duro.

Uma bandeira amarela, então, na volta 49. O motivo foi um abandono de Albon, que parou seu carro em uma agulha e não atrapalhou o traçado – instantes depois, bandeira verde novamente. Nesse mesmo momento, Lance Stroll foi punido por ter empurrado Gasly para fora.

Com Leclerc indo aos boxes, entre o primeiro e o sétimo já haviam feito duas paradas. E nisso, Ocon, Sainz, Tsunoda e Gasly eram os únicos que ainda não haviam feito um pit-stop.

Com 56 voltas feitas, a ordem na pista era Russell em primeiro com 1s6 de vantagem para Verstappen, segundo. Antonelli, Piastri, Norris, Leclerc, Hamilton, Ocon, Sainz e Hülkenberg completando o top-10. Nesse momento, Lawson abandonou.

Na ponta do pelotão, uma briga interna na McLaren. Piastri e Norris vieram numa briga bastante forte e o australiano foi quem conseguiu ficar na frente. Acontece que na disputa mais forte, o britânico acabou batendo no muro de proteção, abandonando e provocou safety-car.

Neste momento, alguns pilotos chegaram a ir aos boxes, mas a corrida foi terminada em carro de segurança. Com isso, Russell consegue a primeira vitória da temporada 2025, com Verstappen em segundo e Antonelli conseguindo o primeiro pódio da carreira.

Fórmula 1 2025, GP do Canadá, corrida, resultado:

1) George Russell (Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Kimi Antonelli (Mercedes)
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
5) Charles Leclerc (Ferrari)
6) Lewis Hamilton (Ferrari)
7) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
8) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)
9) Esteban Ocon (Haas/Ferrari)
10) Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
11) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
12) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT)
13) Franco Colapinto (Alpine/Renault)
14) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari)
15) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
16) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
18) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
OUT) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.