A Haas encerrou a sexta-feira no Red Bull Ring com sinais de progresso, mas ciente de que ainda há pontos importantes a serem ajustados para alcançar um desempenho competitivo no GP da Áustria de Fórmula 1. Os pilotos Oliver Bearman e Esteban Ocon, além do chefe de equipe Ayao Komatsu, destacaram a necessidade de evolução antes da sessão de classificação.
Bearman reconheceu um dia complicado, tanto em termos de ritmo quanto de pilotagem: “Foi um dia um pouco difícil, com falta de desempenho. Em uma pista curta como essa, as diferenças são mínimas, então definitivamente temos trabalho pela frente hoje à noite. Do meu lado, não estive pilotando como deveria, então tenho que melhorar.”
O britânico também apontou o desempenho em curvas de alta velocidade como um ponto fraco: “Nosso desempenho nas curvas rápidas ficou um pouco abaixo do ideal, então esse será nosso principal foco para amanhã. Ainda não é motivo de alarme, porque nossa tendência tem sido melhorar de sexta para sábado, e já demos um passo do TL1 para o TL2. Espero que isso continue”, concluiu.
Esteban Ocon também mostrou cautela, mas destacou algum progresso: “Hoje foi só treino, vamos ver amanhã. Normalmente nosso ritmo de corrida é melhor que o de classificação. O mais importante é que estamos melhorando o carro passo a passo e, do TL1 para o TL2, ganhamos um desempenho razoável. Precisamos de mais um passo amanhã, porque o pelotão está extremamente apertado”, acrescentou.

O chefe da equipe, Ayao Komatsu, reforçou a visão de que as sextas-feiras têm sido um desafio recorrente: “Parece que toda sexta-feira lutamos para encontrar o ponto ideal de sintonia entre carro e piloto. Hoje foi parecido, mas o TL2 foi melhor que o TL1. Vamos analisar alguns pontos durante a noite para melhorar o carro”.
Komatsu acredita no potencial da equipe, especialmente no ritmo de corrida: “Já estivemos nessa situação antes, em que começamos lentos na sexta e conseguimos evoluir. Em trechos longos, como vimos em Montreal, mostramos ter um bom carro de corrida. Nosso foco principal será ajustar os detalhes para conseguirmos uma boa posição no grid e, assim, lutar por pontos”, completou o chefe da Haas.