Franco Colapinto voltou a se complicar na Fórmula 1 neste sábado, ao provocar uma bandeira vermelha no Q1 da sessão de classificação para o GP da Inglaterra, em Silverstone. O argentino perdeu o controle de seu carro da Alpine na última curva do circuito e, embora tenha evitado uma batida forte na barreira de proteção, não conseguiu retornar aos boxes, forçando a interrupção da sessão a 6min49 do fim.
“Perdi a traseira”, afirmou Colapinto pelo rádio da equipe, em tom de desculpas. Nos boxes, o clima era de frustração evidente, com Flavio Briatore, consultor especial da equipe, levando as mãos à cabeça diante da situação.
Aos 22 anos, Colapinto vem enfrentando forte pressão interna desde que assumiu a vaga de Jack Doohan Alpine. Embora tenha mostrado potencial em sua breve passagem pela Williams no ano passado, ainda não conseguiu pontuar nesta temporada, descumprindo os requisitos básicos estipulados por Briatore: ‘Ser rápido e não bater’.

O incidente deste sábado foi seu segundo erro em sessões de classificação em apenas seis participações. Coincidentemente, também é sua terceira eliminação no Q1, mesmo número que Doohan acumulou em igual número de corridas.
A Alpine avalia seu desempenho etapa a etapa e, nos bastidores, cresce a especulação de que Valtteri Bottas poderá assumir a vaga ao lado de Pierre Gasly caso Colapinto não reaja nas próximas etapas.