Os rumores de que a Alpine está considerando trocar novamente seu segundo piloto ainda este ano estão ganhando cada vez mais força. Depois das especulações envolvendo Sergio Pérez, surge outro nome como possibilidade: Valtteri Bottas. E a Mercedes não impediria o finlandês de substituir Franco Colapinto caso fosse chamado.
A Alpine iniciou o ano com Jack Doohan, mas o australiano foi dispensado após performances abaixo do esperado. Colapinto, promovido como reserva, também não conseguiu impressionar até agora: em cinco corridas, não somou pontos, nem mesmo no GP da Áustria, onde terminou em 15º, uma volta atrás do vencedor Lando Norris, da McLaren.

Fontes próximas ao atual chefe da equipe, Flavio Briatore, afirmam que a paciência está se esgotando. Além disso, na declaração oficial enviada pelo time francês à imprensa após a corrida em Spielberg, a fala do italiano mostrou certo tom de urgência e preocupação, já que ele afirmou que os rumos da equipe estão cada vez mais preocupantes.
Bottas, que atua como reserva da Mercedes em 2025 após ter deixado a Sauber no final do ano passado, teria apoio de Toto Wolff para decidir seu futuro, conforme apurou o portal internacional GPBlog. A experiência do finlandês é considerada um trunfo para a Alpine, que vai adotar motores Mercedes a partir da temporada 2026.
Além da proposta da Alpine, Bottas também é cotado para assumir uma das vagas da Cadillac, equipe que estreia no grid no próximo ano. Ele poderia formar dupla com Sergio Pérez ou com o brasileiro Felipe Drugovich.