Fernando Alonso revelou ter usado algumas táticas para “confundir” Gabriel Bortoleto nos momentos finais do GP da Áustria, garantindo o sétimo lugar após uma batalha entre mentor e pupilo. O brasileiro, que é gerenciado pelo bicampeão mundial, terminou em oitavo, conquistando seus primeiros pontos na Fórmula 1 e quebrando o jejum brasileiro, que vinha desde 2017.
“Foi uma corrida difícil. Não tivemos ritmo, mas ainda assim fizemos uma grande prova”, disse Alonso à imprensa. “O Gabriel estava muito mais rápido. Honestamente, achei que não conseguiria defender, mas, por sorte, o Lando apareceu na hora certa com bandeiras azuis. Quando ele nos ultrapassou, a próxima volta foi a bandeirada”, explicou.

Alonso revelou que precisou improvisar para evitar que Bortoleto o ultrapassasse: “Não queria passar o Lando, mas também não podia ficar atrás dele, senão o Gabriel me ultrapassaria. Tentei manobras diferentes para confundir o Gabriel sobre o que eu estava fazendo.”
“O Fernando me mostrou por que é um dos melhores da história. Aprendi muito hoje”, comentou o brasileiro após a prova. Assim que os carros pararam, Alonso foi um dos primeiros a cumprimentar Bortoleto, que se tornou o brasileiro mais jovem a pontuar na F1.