Com o oitavo lugar obtido neste domingo (29) no GP da Áustria, realizado no Red Bull Ring, Gabriel Bortoleto se colocou na história como o piloto brasileiro mais jovem a conquistar pontos na Fórmula 1. O piloto da Sauber esteve na maioria das 70 voltas disputadas na 11ª etapa da temporada 2025 no top-10, e somou seus primeiros quatro pontos na categoria aos 20 anos, oito meses e 15 dias.

Antes de Bortoleto, o recorde de brasileiro mais jovem a pontuar na categoria máxima do esporte a motor mundial pertencia a Felipe Massa. O vice-campeão de 2008 somou seu primeiro ponto na F1 ao completar o GP da Malásia de 2002, em Sepang, com a sexta posição. Curiosamente, o hoje piloto da Stock Car também corria pela Sauber naquela ocasião, e tinha 20 anos, dez meses e 20 dias.
Além de se converter no piloto brasileiro mais jovem a pontuar na F1, Bortoleto também se tornou o 20º competidor do País a somar pontos na categoria. Os quatro pontos obtidos em terras austríacas já colocam Bortoleto com mais pontos na história da F1 em relação a pilotos como Ricardo Zonta, Wilson Fittipaldi, Chico Landi e Chico Serra.
A F1 dá sequência à temporada 2025 já no próximo final de semana, quando visita o circuito de Silverstone para a disputa do GP da Inglaterra.