Florianópolis começa a entrar no clima de corrida

A partir desta segunda-feira, Florianópolis passa a entrar no clima da Fórmula Renault e da Copa Clio. Operários do Departamento de Infra-Estrutura do Governo do Estado de Santa Catarina iniciaram os trabalhos de instalação das barreiras de proteção na pista urbana da Via Expressa Sul, no Saco dos Limões. Cerca de 9 mil metros lineares de guard-rails serão usados ao longo dos 2.420 metros do circuito. Desse total, 6 mil foram emprestados pela Prefeitura de Vitória, onde as duas categorias se apresentaram em setembro. A 11ª etapa da Fórmula Renault e a 8ª da Copa Clio estão marcadas para dia 23.

De acordo com Antônio de Souza, representante dos organizadores do Renault Speed Show by TIM, a montagem dos boxes começará na quarta-feira. Até o próximo sábado a Via Expressa Sul, que liga o centro na capital catarinense ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, estará aberta ao tráfego de veículos. Depois dessa data, será fechada para as obras das “lavadeiras”, áreas de escape e serviços gerais. A abertura dos treinos oficiais está programada para dia 21, sexta-feira.

Florianópolis é uma das duas etapas de rua do calendário da Fórmula Renault e da Copa Clio. No ano passado, os vencedores foram, respectivamente, Renato Jader David (Bassani Racing) e Vicente Siciliano Jr. (Carreira Racing). Santa Catarina poderá revelar o novo campeão da Fórmula Renault. O paulista Allam Khodair, da Giaffone Racing, lidera com 149 pontos e tem boas chances de liquidar a fatura. Ele precisa ampliar para 33 pontos a vantagem de 17 sobre Paulo Salustiano (M4T Motorsport), o segundo na classificação. Caso Salustiano vença pela terceira vez no ano, e ainda que largue na pole e estabeleça a melhor volta, Khodair será campeão com um 4º lugar. Os dois são os únicos pilotos a vencer mais de uma vez em 2003. O líder ganhou em São Paulo, Rio, Campo Grande e Curitiba; Salustiano levou a melhor em duas corridas na capital paranaense. Em 2002, Khodair terminou em 4º em Florianópolis, mesmo envolvendo-se em acidente, enquanto Salustiano abandonou.

A Copa Clio não tem chances de ser definida antes da rodada dupla final em São Paulo, dia 7 de dezembro. Nascido em Florianópolis e radicado no Rio de Janeiro, Elias Jr. comanda a tabela com 110 pontos, nove a mais que Siciliano Jr. Fábio Carreira (C2 Motorsport) aparece em terceiro com 92.