Antes deste domingo (29), Felipe Massa era o último brasileiro a ter conquistado pontos na Fórmula 1. Mas tudo mudou com o oitavo lugar de Gabriel Bortoleto no GP da Áustria. O piloto da Sauber garantiu quatro pontos e voltou a colocar o Brasil no top-10 de uma prova da categoria mais de sete anos depois do feito de Massa em Abu Dhabi.
Em seu perfil no Instagram, Massa parabenizou o compatriota: “Parabéns maninho! Bella corrida e curta seus primeiros pontos na Fórmula 1”, disse o atual piloto da Stock Car, compartilhando uma foto de seus tempos de Ferrari com um pequeno Gabriel ao lado.

A conquista de Bortoleto na Áustria coroou um fim de semana perfeito para o novato, que vinha demonstrando ritmo desde os treinos livres. Ele finalizou todas as atividades no top-10 e, na classificação, colocou a Sauber pela primeira vez no Q3 em 2025, fechando com o oitavo melhor tempo.
A prova do brasileiro foi marcada pelo ritmo constante e decisões que o ajudaram a se manter no top-10. O jovem ainda teve um duelo final com seu manager e mentor, o bicampeão mundial Fernando Alonso, da Aston Martin.