Helmut Marko acredita que Sebastian Vettel optou pela aposentadoria, ao invés de ficar por mais uma temporada em disputas apenas por pontos, e não por pódios, na Aston Martin.
Vettel surpreendeu muitos no paddock, mas não o apresentador da Sky F1, Ted Kravitz, quando anunciou antes das férias, que esta temporada seria sua última na Fórmula 1.
De acordo com o pai do piloto alemão, Norbert Vettel, foram muitas corridas na parte de trás do pelotão, que fizeram o quatro vezes campeão dizer ‘chega’.
“Foi uma carreira incrível para meu filho, mas o ponto baixo foi a Áustria este ano”, disse ele à RTL. “Doeu muito para ele correr no final do grid e isso acelerou essa decisão.”
Mas enquanto alguns se perguntam por que Vettel, de apenas 35 anos, não pressionou por uma terceira temporada com a Aston Martin, Marko acredita que é porque ele não acredita que a equipe fará algum progresso na próxima temporada.
“Está se tornando aparente”, disse Marko ao motorsport-total.com. “Ele não está em um carro competitivo, e não acho que ele viu a perspectiva do carro conseguir pódios regularmente no próximo ano. E não há espaço nas principais equipes.”
“Também, ele quer ver seus filhos crescerem. Acho muito bom o discurso que ele postou no Instagram. Ele tem prioridades diferentes e uma visão de mundo diferente. Então você não pode correr para uma marca que é patrocinada por uma empresa árabe de óleo mineral.”
“A Aston Martin é uma marca de luxo, com oito e doze cilindros. Isso não é crível, e então essa é a consequência lógica”, disse Marko.
Quanto ao que Vettel fará a seguir, Marko falou: “Tenho certeza de que mais atenção será dada agora à questão da proteção ambiental.”
O austríaco, que trabalhou com Vettel na Toro Rosso e na Red Bull, foi questionado se ele achava que um retorno poderia estar nos planos de Vettel, como ocorreu com Michael Schumacher na Mercedes, e respondeu: “Não. Acho que isso é definitivo”, concluiu Marko.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon