O campeão mundial de Fórmula 1 de 1997, Jacques Villeneuve, afirmou que a punição de dez segundos, considerada severa, aplicada a Lewis Hamilton durante o GP do México no último domingo (26), no Autódromo Hermanos Rodríguez, foi adequada. A declaração foi feita durante entrevista ao podcast Sky F1 Show.
“Punição merecida. Soa severo — dez segundos — e foi muito naquela corrida. Mas o problema é que obviamente ele não poderia devolver a posição a Max. Se ele não tivesse cortado a pista, teria perdido uma ou duas posições, considerando a forma como saiu da pista”, comentou Villeneuve.

O canadense destacou ainda que o agravante da situação foi a maneira como Hamilton voltou à pista. “O problema é que ele surgiu 100 metros à frente com uma liderança de 100 metros e simplesmente manteve a vantagem. Essa é uma vantagem enorme — não apenas sobre um carro, mas sobre todo o pelotão. E esse foi o grande problema. Ele nem tentou ou se preocupou em reduzir um pouco a velocidade”, completou.
A punição é alvo de opiniões dividas no mundo da F1. A penalização impactou diretamente a corrida de Hamilton. Até a confirmação da punição, o heptacampeão mundial lutava por uma posição no pódio algo que ainda não conseguiu alcançar em seu primeiro ano na Ferrari. Ele finalizou em oitavo.
