F1: “E os outros que trapacearam?”, questionou Hamilton após só ele ser penalizado no México

Lewis Hamilton demonstrou forte insatisfação com os comissários da FIA após o GP do México da Fórmula 1, criticando a falta de punições a outros pilotos e classificando como ‘insana’ a penalidade que recebeu. O britânico, que terminou na oitava posição, chegou a pedir durante a corrida que a equipe pressionasse os fiscais por ação contra ‘todos os carros que trapacearam’ na largada.

Logo na primeira volta, Max Verstappen, Charles Leclerc e Kimi Antonelli, entre outros, escaparam da pista na primeira curva do circuito Hermanos Rodríguez. Verstappen não devolveu a posição que ganhou cortando a grama, para Hamilton, enquanto Leclerc, que voltou à pista na liderança, devolveu o primeiro lugar a Lando Norris.

Ainda nas voltas iniciais, Hamilton insistiu pelo rádio para que a Ferrari acionasse a direção de prova:

“Eu estava à frente do Charles”, disse o britânico na primeira volta.
“Max cortou caminho. Muita gente ganhou vantagem”, reclamou em seguida.
“O que eles vão fazer sobre os carros?”, questionou novamente algumas voltas depois.

Apesar das repetidas mensagens, o piloto britânico acabou sendo o único punido. Após um duelo intenso com Verstappen na sexta volta, Hamilton saiu da pista e retornou à frente do holandês, o que levou os comissários a aplicarem uma penalidade de dez segundos ao heptacampeão, em uma situação muito parecida com a que Verstappen ganhou vantagem cortando pela grama no início da prova, mas sem receber nenhuma penalização.

Lewis Hamilton (GBR) Ferrari in Sprint qualifying parc ferme.
Foto: XPB Images

“Temos dez segundos de punição pelo incidente da curva 4 com o Verstappen. Não concordamos, mas siga focado”, informou seu engenheiro Riccardo Adami.
“Isso é um absurdo, cara. A aderência ali é mínima”, respondeu Hamilton, indignado.

Mais adiante, ele voltou a questionar: “E os outros carros que trapacearam?”, disse pelo rádio, ao perceber que nenhum outro piloto havia sido penalizado.

Ao final da prova, Hamilton voltou a expressar sua frustração com a decisão dos comissários, e lamentando a perda de um pódio que parecia muito possível para ele e a Ferrari.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.