F1: Comissários detalham punição de Hamilton após toque com Verstappen no GP do México

A expectativa de Lewis Hamilton de conquistar seu primeiro pódio coma Ferrari foi frustrada por uma penalidade de 10 segundos, aplicada após um toque com Max Verstappen durante os momentos iniciais do GP do México de Fórmula 1 neste domingo (26), no Autódromo Hermanos Rodríguez.

O heptacampeão mundial ocupava a terceira posição quando recebeu a penalidade por sair da pista e obter vantagem em uma disputa intensa com o tetracampeão da Red Bull. O incidente aconteceu depois de um toque na Curva 1, seguido por Hamilton travando os freios e deixando a pista na Curva 4. Ao retornar, o britânico se posicionou à frente de Verstappen, que acabou sendo ultrapassado por Oliver Bearman, da Haas.

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing RB21 and Lewis Hamilton (GBR) Ferrari SF-25 battle for position.
Foto: XPB Images

Os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) explicaram que “o carro 44 [Hamilton] travou os freios na aproximação da curva quatro e entrou na área de escape. Determinou-se que o carro estava em velocidade excessiva para utilizar a área de escape prescrita, e, por essa razão, o piloto teve motivo justificável para não cumprir a instrução do diretor de prova. Dadas as circunstâncias, nenhuma outra medida foi tomada.”

Apesar disso, os comissários justificaram a penalidade dura ao afirmarem que o britânico “obteve uma vantagem duradoura ao sair da pista e cortar a curva, ultrapassando [Verstappen] sem devolver a posição posteriormente. A penalidade padrão por esse tipo de ação foi, portanto, aplicada.”

Após a prova, especialistas como Karun Chandhok destacaram que Hamilton não reduziu a velocidade ao sair da pista e, com isso, ganhou posição sobre Verstappen e distância para o pelotão perseguidor. Chandhok também comentou que a Ferrari poderia ter orientado melhor o piloto, e que o contato na Curva 1 foi resultado de uma disputa acirrada em que Verstappen tinha prioridade na trajetória.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.