F1: Verstappen forçou Ferrari a repensar estratégia de Leclerc em corrida intensa no México

Charles Leclerc revelou que a Ferrari chegou a cogitar uma estratégia de duas paradas no GP do México no domingo (26), especialmente depois que Max Verstappen se aproximou de forma impressionante nas voltas finais no Autódromo Hermanos Rodríguez. O holandês só não tomou a segunda posição do monegasco por conta de uma bandeira amarela.

Leclerc largou na segunda posição, ao lado do pole Lando Norris, ambos com pneus macios. Porém, a largada de Leclerc foi lenta, e ele rapidamente se viu ameaçado por seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, e Verstappen na primeira curva. Ao tentar defender a posição, eçe saiu brevemente para a grama, retornando à pista na saída da curva 3, ainda em segundo lugar. A direção de prova não aplicou penalidades, e Leclerc conseguiu se distanciar confortavelmente.

No segundo stint, a Ferrari optou pelos pneus médios para Leclerc, enquanto Verstappen seguia com os macios. Mesmo assim, o holandês mostrou um ritmo impressionante, reduzindo uma diferença superior a 20 segundos ao longo de 30 voltas consecutivas na casa de 1min21s.

Charles Leclerc (MON) Ferrari SF-25.
Foto: XPB Images

Quando Verstappen se aproximava perigosamente, um Carro de Segurança Virtual (VSC) foi acionado para a retirada do carro de Carlos Sainz, da Williams. A intervenção impediu uma possível ultrapassagem e garantiu a Leclerc o segundo lugar. Após a corrida, o piloto da Ferrari admitiu o alívio com o VSC e explicou que a equipe chegou a considerar uma estratégia alternativa:

“Sim. Fiquei muito feliz em ver o Carro de Segurança Virtual surgindo nas duas últimas voltas”, afirmou Leclerc. “Acho que, sem ele, havia mais chance de Max me ultrapassar do que de eu me manter na frente.”

Ele também comentou sobre as dificuldades com o composto médio: “Especialmente com aqueles pneus médios, a sensação simplesmente não estava lá, do começo ao fim. Eu estava definitivamente tentado pela ideia das duas paradas, mas não sei. Eu simplesmente mantive o que tinha, que era o pneu médio, e tentei fazê-lo funcionar – e conseguimos. Foi por pouco. Nós tivemos um pouco de sorte, mas estou orgulhoso por termos conseguido.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.