Lando Norris venceu o Grande Prêmio do México, realizado neste domingo (26) no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México. Charles Leclerc, da Ferrari, foi o segundo colocado e Max Verstappen, da Red Bull, completou o pódio em terceiro.
Foi a 10ª vitória da carreira de Norris, a sexta da temporada, que agora lidera o Campeonato Mundial por apenas um ponto. São 357 para o britânico, contra 356 do seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, que terminou apenas na quinta posição.
Verstappen estava muito mais rápido do que Leclerc e pronto para assumir a segunda posição na volta final, mas um safety car virtual salvou o monegasco. Carlos Sainz, que já havia recebido duas penalidades por infringir os limites de velocidade no pitlane, teve problemas com seu Williams e parou no Foro do Sol.
Oscar Piastri também estava pronto para superar Oliver Bearman pela P4, mas foi impossibilitado pelo safety car virtual na última volta. Bearman terminou na quarta posição, que daria ao australiano a liderança.
A Mercedes até tentou atacar Bearman, mas não teve sucesso. Primeiro Kimi Antonelli, depois George Russell, acabaram presos atrás do Haas e terminaram na P6 e P7, respectivamente.
Lewis Hamilton foi apenas o oitavo colocado depois de uma boa largada no Hermanos Rodríguez. Hamilton saltou para P2, antes de Leclerc sair da pista e voltar à frente do britânico. Depois, Hamilton se envolveu em uma disputa com Verstappen e saiu da pista, levando vantagem no retorno. Ele foi penalizado em 10 segundos e terminou em oitavo.
Esteban Ocon (Haas), em nono, e Gabriel Bortoleto (Sauber), em décimo, completaram a zona de pontuação. O brasileiro superou Isack Hadjar, seu principal concorrente na F2 em 2024, em uma manobra espetacular e assumiu a P10 nas voltas finais, depois de uma boa largada onde ganhou três posições. Bortoleto somo agora 19 pontos em sua temporada de estreia na Fórmula 1.
A Fórmula 1 faz um respiro de uma semana, antes do Grande Prêmio do Brasil entre os dias 7 e 9 de novembro, em São Paulo. O F1Mania estará in loco com todas as informações da Fórmula 1 em Interlagos.
A corrida
Como previsto, a largada trouxe o caos no Hermanos Rodríguez. Norris saltou bem, lá na frente, mas Leclerc não tracionou mal e foi atacado por Hamilton. Verstappen, único entre os cinco primeiros com pneus médios, tentou por fora da primeira curva, mas acabou saindo da pista. Leclerc, que já estava atrás de Hamilton, também foi para fora e voltou à frente do seu companheiro de equipe.
Verstappen devolveu a P2 para Lecler e Hamilton, enquanto Norris já tinha mais de um segundo de vantagem no fim da primeira volta. O incidente foi para investigação dos comissários, que decidiram por não tomarem ação.
Na Sauber, Bortoleto ganhou três posições e era P13 no fim da volta 1, já Hulkenberg perdeu cinco posições e caiu para 18º. O alemão abandonou a corrida pouco ddepois com problemas no seu C45.
Alguns giros depois, Verstappen tentou ultrapassar Hamilton, em um dive bomb, e acertou a lateral do piloto da Mercedes. Uma curva depois, Hamilton tentou devolver a ultrapassagem, mas acabou saindo da pista e levando vantagem – o piloto da Ferrari leveu 10 segundos de penalidade.
Bearman mergulhou por dentro de Verstappen e assumiu a quarta posição, enquanto Bortoleto passou Sainz e era o 12º colocado.
Na volta 18, Norris tinha 7.4.s de vantagem para Leclerc, segundo colocado. Hamilton era o terceiro, mais cinco segundos atrás. A vantagem para Bearman era de quatro segundos. Verstappen tinha dois segundos de desvantagem para Bearman.
Hamilton foi aos boxes na volta 24 e trocou seus compostos macios por médios novos. O piloto da Ferrari pagou a penalidade de 10 segundos e voltou à pista na P14.
Piastri, que era sexto colocado, foi aos boxes na volta 25 e voltou à frente de Hamilton, com pneus médios novos, na 13ª posição, na tentativa de um undercut sobre Russell. A Mercedes respondeu na volta seguinte e, depois de uma parada mais rápido do que a de Piastri, voltou à frente do australiano.
Com as paradas iniciais, Bortoleto subiu para P8, mas foi superado por Russell, que já tinha pneus novos. O brasileiro estava em uma estratégia diferente, largando com os médios. Uma volta depois, na 29, Piastri superou Bortoleto pela P9, antes de Hamilton também superar o piloto da Sauber.
Leclerc foi aos boxes na volta 32 e retornou em terceiro, atrás de Verstappen, que ainda não havia feito sua parada obrigatória.
Na volta 34, foi a vez do líder Norris ir aos boxes. A McLaren trabalhou bem, em um pit-stop de 2.6s. O britânico retornou à pista na liderança, sete segundos à frente de Verstappen.
Antonelli e Russell disputavam a quinta posição. Russell foi ao rádio e avisou a Mercedes que estava mais rápido do que o seu companheiro de equipe – na tentativa de uma ordem de equipe para Antonelli, permitindo sua ultrapassagem. “Pode passar”, respondeu a Mercedes pelo rádio, ignorando o pedido de Russell.
Pouco depois, a Mercedes pediu para Antonelli trocar as posições, já que Piastri pressionava Russell, enquanto o italiano não conseguia se aproximar de Bearman.
Bortoleto foi aos boxes na volta 38 e retornou à pista na P14, com pneus macios. Verstappen também parou e voltou em oitavo, atrás de Hamilton.
Na volta 47, Verstappen usou o DRS e ultrapassou Hamilton na reta principal. Piastri, Antonelli e Hamilton foram aos boxes na volta 48 e voltaram com pneus macios. Russell e Bearman fizeram o mesmo uma volta depois. O australiano voltou em sétimo e logo passou Ocon pela P6.
Sainz foi aos boxes na volta 58 para cumprir sua segunda penalidade por infringir o limite de velocidade no pitlane.
Russell não conseguiu passar Bearman e foi superado por Piastri, na briga pela P5. Imediatamente, Antonelli pediu que Russell devolvesse a posição. O britânico não hesitou e caiu para P7.
Bortoleto superou Hadjar e entrou na zona de pontuação depois de uma boa manobra nas primeiras curvas. O brasileiro ainda tentou se aproximar de Ocon, nono colocado, mas recebeu a quadriculada em 10º e garantiu mais um ponto no campeonato. Agora são 19 pontos em sua temporada de estreia na Fórmula 1.
Sainz teve problemas em seu Williams e parou no setor final do circuito. O espanhol abandonou a corrida e o virtual safety car foi ativado.
Confira o resultado do GP do México de Fórmula 1:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
4) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
5) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
6) Kimi Antonelli (Mercedes)
7) George Russell (Mercedes)
8) Lewis Hamilton (Ferrari)
9) Esteban Ocon (Haas/Ferrari)
10) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari)
11) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT)
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
13) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
14) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
15) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
16) Franco Colapinto (Alpine/Renault)
17) Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
OUT) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
OUT) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)
OUT) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT)
