O melhor resultado de Gabriel Bortoleto em classificações da Fórmula 1 neste sábado (28) na Áustria teve uma pequena mas significativa ajuda de Max Verstappen. Na casa da Red Bull, o holandês deu vácuo para o brasileiro, que encerrou o Q3 na oitava colocação, um resultado inédito para a Sauber em 2025.
Em entrevista ao canal Viaplay logo após o final do classificatório, Verstappen disse: Minha volta já estava arruinada, eu o vi atrás de mim, e ele está tendo um final de semana muito bom, então pensei: ‘Deixa eu ajudá-lo um pouco’.” O tetracampeão fechou apenas na sétima colocação e vai largar ao lado do paulistano.

A amizade entre Verstappen e Bortoleto já foi comentada pelos dois, que disseram jogar juntos em simuladores e também compartilhar dicas. Quando perguntado pelo mesmo jornalista sobre o vácuo, Bortoleto nomeou a atitude do piloto mais velho como “gentil”. “O Max sempre me dá vácuo, ele é o melhor! Ele é super gentil. Eu tentei dar vácuo para ele também da curva 8 à curva 9, mas aí apareceu uma bandeira amarela. Mas eu tentei o meu melhor, até tirei carga do carro para aumentar o poder do motor!”
É a primeira vez que os dois colegas vão largar lado a lado. A oitava posição de Bortoleto marcou o melhor resultado de um brasileiro em classificações desde Felipe Massa no GP do Japão de 2017. Além disso, a Sauber não alcançava o top-10 nas largadas desde o GP de Abu Dhabi do ano passado, com Valtteri Bottas.
A largada do GP da Áustria está marcada para 10h neste domingo (29) e terá Lando Norris na pole position. Acompanhe a cobertura completa do GP da Áustria no F1Mania.net, com notícias em tempo real, análises exclusivas e todos os bastidores diretamente do paddock.