Gabriel Bortoleto alcançou um Q3 pela primeira vez na carreira na Fórmula 1 neste sábado (28), na sessão que definiu as posições de largada para o GP da Áustria, 11ª etapa da temporada 2025. O piloto da Sauber já havia mostrado força nos treinos livres, sempre ficando no top-10, e manteve o desempenho na classificação, garantindo a oitava posição no grid de largada no Red Bull Ring, melhor posição do time dos carros verde e preto em classificações no ano.

Um piloto não avançava para a rodada decisiva da classificação desde o GP de Abu Dhabi de 2017. Naquela ocasião, Felipe Massa, que fazia a sua última corrida na categoria máxima do esporte a motor mundial, chegou ao Q3 e garantiu a décima posição no grid com a Williams. O hoje piloto da Stock Car terminaria aquela corrida no décimo lugar.
O resultado de Bortoleto no circuito localizado em Spielberg, além de ser o melhor em sua ainda curta carreira na Fórmula 1, é o melhor também para pilotos brasileiros desde o oitavo lugar, também obtido por Massa, no GP do Japão de 2017, também com a Williams.
O GP da Áustria de Fórmula 1 será disputado neste domingo (29), com largada marcada para 10h, e acompanhamento em tempo real de F1MANIA.NET.