O ex-chefe da Haas, Guenther Steiner, aconselhou a Alpine a mirar no melhor piloto possível para substituir Esteban Ocon na temporada 2025 da Fórmula 1, descartando Mick Schumacher.
A Alpine terá pelo menos um novo piloto em 2025, já que ontem a equipe anunciou a saída de Ocon no final da atual temporada. Schumacher, que corre pela Alpine no Mundial de Endurance (WEC), além de continuar como reserva na Mercedes F1, parece estar sendo considerado um candidato, com o chefe da equipe francesa, Bruno Famin, admitindo essa possibilidade.
O alemão correu pela Haas em 2021 e 2022, mas os frequentes acidentes caros e a busca da equipe por experiência levaram ao seu desligamento.
Steiner, que foi chefe de Schumacher na Haas, aconselhou a Alpine a priorizar os melhores pilotos do mercado, como Carlos Sainz.
“Neste momento, eu não escolheria Schumacher”, disse Steiner no podcast Red Flags. “Você precisa pegar o melhor piloto que estiver disponível. Acho que existem pilotos demonstrando muita habilidade, e como equipe de fábrica, você precisa fazer o seu melhor.”
Havia muita especulação sobre o futuro de Ocon na Alpine desde a colisão na primeira volta do GP de Mônaco com o companheiro de equipe Pierre Gasly, da qual foi considerado culpado.
O ex-piloto de F1 e atual comentarista, Martin Brundle, alertou o francês que sua reputação negativa de colidir com companheiros de equipe poderia afastar potenciais interessados.
No entanto, Steiner argumentou que o relacionamento tenso entre Ocon e Gasly tornava os acidentes entre os dois inevitáveis.
“Obviamente você pensa nisso, com certeza pensa, porque é algo que você simplesmente não quer”, concluiu Steiner sobre o histórico ruim de Ocon com companheiros de equipe.