F1: Sem acordo com Sauber-Audi, Bottas corre contra o tempo para garantir vaga

Parece que a Sauber (futura Audi a partir de 2026) pode ter faltado com a palavra para Valtteri Bottas. O piloto finlandês revelou que vai ‘acelerar as coisas’ em relação ao seu futuro na Fórmula 1, já que a vaga prometida pela sua atual equipe não parece mais estar garantida.

Bottas revelou que havia recebido a indicação de que faria parte do futuro da Audi quando a montadora alemã entrasse na F1 em 2026, assumindo integralmente a Sauber. No entanto, a contratação de Nico Hulkenberg para a próxima temporada, e os fortes rumores ligando a equipe a nomes como Carlos Sainz e Esteban Ocon, colocam o finlandês em xeque.

Com seu nome fora dos planos iniciais da Audi, Bottas já iniciou conversas com Williams e Alpine. O piloto reconhece a urgência da situação.

“Acho que preciso tomar uma decisão rapidamente”, disse Bottas à imprensa no Canadá. “Ainda não há nada confirmado ou assinado do meu lado. Estou analisando todas as opções e preciso me decidir em breve.”

Mesmo com essa incerteza, Bottas confia que não ficará de fora do grid em 2025. Ele diz ‘não estar preocupado’ e promete ‘uma ou duas semanas interessantes pela frente’.

Porém, a possibilidade de permanecer na Sauber em 2025 e migrar para a Audi em 2026 parece cada vez mais remota. Mesmo com seu histórico na F1, Bottas não é a escolha automática da Audi, que demonstra estar disposta a esperar para definir seu outro piloto. O tempo, no entanto, corre contra o finlandês.

“Tenho a sensação de que, no momento, eles (Audi) querem muitas mudanças na equipe. Provavelmente o mesmo vale para a dupla de pilotos. É assim que interpreto a situação, e eles estão dispostos a esperar bastante. Mas eu não posso esperar para sempre”, acrescentou.

“A Audi ainda é uma opção. Só acho que não tenho tempo para esperar muito. É por isso que quero acelerar as coisas. Pessoalmente, pelo que me comunicaram nos últimos doze meses, eu sempre faria parte do projeto, mas as coisas ficaram um pouco mais quietas ultimamente. Então, preciso tentar entender a situação e seguir meu caminho”, completou Bottas.