F1: Pirelli avança no desenvolvimento de pneus para 2026

Depois dos três dias de testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, Alpine e Williams permaneceram na pista para um teste da Pirelli, visando o desenvolvimento dos compostos de pneus que serão utilizados em 2026. Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, avaliou positivamente os dois dias adicionais de atividade na pista.

As mudanças regulamentares de 2026 impactarão tanto as unidades de potência quanto os chassis. Além disso, os pneus terão um diâmetro menor e serão mais estreitos: 25 milímetros na dianteira e 30 milímetros na traseira, em comparação com os pneus atuais.

O time francês, a Alpine utilizou seus pilotos reservas, Ryo Hirakawa e Paul Aron, enquanto a Williams contou com seus pilotos titulares, Carlos Sainz e Alexander Albon. Durante os testes, foram avaliadas diferentes construções e compostos de pneus, com foco nos compostos mais duros da gama.

“Foi outro dia muito útil para o desenvolvimento dos pneus de 2026”, disse Isola em um comunicado da Pirelli. “Quase 2.700 quilômetros completados, conseguimos coletar uma quantidade significativa de dados para avançar em nosso programa.”

Isola destacou o esforço das equipes e pilotos em prolongar sua estadia no Bahrein para os testes. “Em Sakhir, continuamos com uma comparação de diferentes tipos de construção e composto, este último no extremo mais duro da gama, para se adequar às características dessa pista. Agora, nossos colegas em P&D analisarão as informações cuidadosamente e fornecerão indicações úteis para que possamos continuar a melhorar o produto para a próxima geração de carros”, concluiu o diretor de automobilismo da Pirelli.

A Pirelli realizará novos testes com os compostos de 2026 em Silverstone, nos dias 07 e 08 de maio, com a participação da Mercedes. O foco desses testes será o desenvolvimento dos pneus intermediários e de chuva extrema.