F1: “Nada é garantido”, afirmou Bortoleto após pontuar na Áustria

Após conquistar seus primeiros pontos na Fórmula 1 com o oitavo lugar no GP da Áustria, Gabriel Bortoleto demonstrou otimismo com a evolução da Sauber, mas fez questão de manter os pés no chão ao falar sobre as perspectivas para o restante da temporada.

“Não acho que seja assim, porque o pelotão do meio está muito apertado e vimos isso nas últimas corridas, é tudo decidido nos mínimos detalhes”, afirmou o brasileiro nesta quinta-feira (03), durante coletiva de imprensa em Silverstone. “Estamos em uma posição melhor para brigar por pontos com mais constância, mas não diria que é algo garantido.”

Questionado sobre as chances de voltar a pontuar já no GP da Inglaterra neste próximo final de semana, Bortoleto foi direto: “Vamos ver como vai ser, vamos ver como vai começar. Eu diria que sim. Não vejo razão para não sermos competitivos. Mas isso também depende das outras equipes e de como elas se comportam nesta pista.”

Segundo ele, o resultado na Áustria foi reflexo de uma combinação entre as atualizações recentes no C45, o bom encaixe com o circuito do Red Bull Ring e uma nova abordagem pessoal: “Acredito que fiz uma abordagem muito diferente, com outra mentalidade do que eu queria do carro. Desde o início, eu sabia o que esperar e o que levar a equipe a determinadas direções”, disse ele.

As atualizações, segundo Bortoleto, seguiram a mesma linha das introduzidas em Barcelona, com foco em gerar mais downforce: “Não diria que foi um salto tão grande quanto o de Barcelona, mas foi positivo. Agora precisamos ver como o carro reage em outros circuitos.”

BARCELONA, SPAIN - JUNE 01: Gabriel Bortoleto of Brazil and Stake F1 Team Kick Sauber looks on in the Paddock prior to the F1 Grand Prix of Spain at Circuit de Barcelona-Catalunya on June 01, 2025 in Barcelona, Spain. (Photo by Andy Hone/LAT Images)
Foto: Sauber/ LAT Images

Sobre o fato de correr em pistas que já conhece das categorias de base, o piloto reconheceu que isso pode ajudar, mas disse que não faz grande diferença: “É sempre bom quando você conhece a pista, mas também dá para se sair muito bem em pistas novas. No Canadá, por exemplo, fiz uma boa volta em uma pista que nunca tinha corrido”, acrescentou.

Outro fator que Bortoleto destacou foi a influência do novo chefe de equipe da Sauber, Jonathan Wheatley, que chegou ao time nesta temporada vindo da Red Bull Racing. Para ele, a experiência e o método de trabalho do britânico têm sido decisivos para a evolução da equipe.

“Ele (Wheatley) entra muito nos detalhes e cuida bastante do processo. Traz muita experiência do tempo de Red Bull. A abordagem dele junto com o Mattia (Binotto, diretor da Sauber) é muito boa. Eles estão conseguindo encaixar todas as peças e podemos ver um progresso claro desde que Jonathan entrou”, elogiou.

Apesar da boa fase, Bortoleto reforça a necessidade de manter a cautela e trabalhar com consistência para transformar o bom momento em resultados frequentes: “Estamos evoluindo, mas a disputa no pelotão intermediário é decidida nos detalhes. É nisso que precisamos focar”, completou o piloto brasileiro.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.