A Ferrari finalizou nesta sexta-feira em Fiorano, os dois dias de testes com pneus de chuva da Pirelli, voltados para a temporada 2026 da Fórmula 1. Charles Leclerc foi o responsável pelos trabalhos na pista de Fiorano neste segundo dia de testes, enquanto Zhou Guanyu, piloto reserva da equipe, pilotou o carro no dia anterior.
Os testes envolveram os compostos intermediários e para chuva intensa, com o objetivo de coletar dados fundamentais para o desenvolvimento dos pneus que serão utilizados sob novo regulamento técnico da categoria.
Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, destacou a importância do trabalho realizado com a equipe italiana: “Antes de tudo, quero agradecer à Ferrari pela hospitalidade, apoio técnico e pelo comprometimento de seus pilotos”, disse ele.
Apesar da agenda intensa, Leclerc veio diretamente de Nova York, onde participou da estreia do ‘F1 – The Movie’, logo após terminar o GP do Canadá na quinta posição, o monegasco se dedicou à atividade em Fiorano, que segundo Isola foi extremamente produtiva.
“Esses dois dias de testes foram muito úteis. Permitiram concluir a fase de desenvolvimento em pista dos pneus intermediários e de chuva para o próximo ano. Agora, vamos analisar cuidadosamente todos os dados e finalizar as soluções definitivas”, disse Isola.
O dirigente da fornecedora de pneus também apontou as dificuldades naturais de se testar compostos para pista molhada: “Nunca é fácil desenvolver pneus de chuva, pois é difícil reproduzir as condições da pista de forma consistente, e a temperatura também tem papel relevante. Este ano isso é ainda mais complicado, já que os ‘carros-mula’ não conseguem simular totalmente as cargas e o comportamento que teremos com os carros de 2026.”

As mudanças previstas para 2026 incluem novas regras para chassis e motores, além da entrada das equipes Audi (substituindo a Sauber) e Cadillac, com a Ford sendo parceira de unidades de potência da Red Bull, através da Red Bull Powertrains-Ford.
“Precisamos aproveitar ao máximo as oportunidades e acredito que obtivemos resultados interessantes. Eles nos permitirão oferecer aos times um produto melhor em desempenho e em faixa operacional no próximo ano”, concluiu Isola.
Os testes de pneus para 2026 terão continuidade após o GP da Inglaterra, com nova sessão marcada para Silverstone. Em maio, a Pirelli já havia realizado uma rodada de testes no circuito britânico.