F1- Lawson toma o lado de Albon: “Se eu fosse ele, estaria irritado”

Liam Lawson apoiou Alex Albon, da Williams, após as criticas do tailandês sobre os critérios de punição da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). As novas regras, que iniciarão em 2026, foram divulgadas pela federação nesta quinta-feira (26) e não foram completamente apoiadas por Albon e pelo piloto da Racing Bulls.

“Não gosto da maneira como estamos correndo atualmente. Barcelona, curva 1, foi um bom exemplo disso”, afirmou Albon, segundo a RacingNews365. “Se o outro carro te encurrala, solta o freio e não te dá espaço, tecnicamente é a curva dele. Mas, quando você já se comprometeu tanto, a única opção é sair da pista ou cortar.” O piloto da Williams destacou que ainda existem “áreas cinzentas” no regulamento que precisam ser revisadas.

Alexander Albon (THA) Atlassian Williams Racing on the grid.
Foto: XPB Images

Questionado sobre o assunto antes do Grande Prêmio da Áustria, Lawson não apenas reconheceu a legitimidade da reclamação de Albon, como admitiu que já esteve em ambas as posições, tanto como o piloto que defende a posição quanto como quem é forçado a sair da pista. “Sim, 100%. Se eu fosse ele, estaria totalmente irritado, porque é exatamente o que estamos fazendo”, disse o neozelandês.

“Tive um incidente parecido com o Fernando [Alonso] em Miami, que terminou com ele batendo no muro, mas nunca foi minha intenção. O problema é que, pelas regras, se você é empurrado para fora mas consegue voltar, isso acaba sendo punido. Já passei por isso dos dois lados e entendo perfeitamente. Em uma corrida, fazemos o que é necessário”, concluiu.

As diretrizes em questão determinam que o piloto que está defendendo a posição tem o direito de escolher sua linha de frenagem, desde que não faça movimentos bruscos. No entanto, se o adversário estiver tentando uma ultrapassagem pelo lado externo e for empurrado para fora, a responsabilidade recai sobre quem arriscou a manobra, mesmo que não exista alternativa a não ser sair da pista para evitar uma colisão.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.