F1: Hirakawa deixa Alpine e assina como reserva da Haas em 2025

Ryo Hirakawa agora se torna reserva da Haas na Fórmula 1. O piloto japonês, envolvido com a Alpine, deixa a equipe francesa e parte para o novo desafio já a partir do GP do Bahrein.

O competidor de 31 anos fazia parte dos reservas da Alpine e inclusive no último final de semana, no Japão, participou do primeiro treino livre andando com o carro de Jack Doohan.

Antes disso, havia andado na pós-temporada de Abu-Dhabi com a Haas e no primeiro treino de Yas Marina com a McLaren.

Entretanto, a maior parte de sua carreira foi construída nos endurance com o Hypercarro da Toyota no Mundial de Endurance. Em 2022, venceu as 24 Horas de Le Mans e é bicampeão na classe, além de também ter andando na Super Fórmula e Super GT.

Portanto, Hirakawa se junta à Haas como parte da parceria técnica da equipe com a Toyota, e vai andar em quatro treinos livres com a equipe, começando já neste final de semana no Bahrein no lugar de Oliver Bearman.

Depois, volta no México mais uma vez no lugar de Ollie, depois assumindo o carro de Esteban Ocon na Espanha e Abu Dhabi.

“Estou animado para me juntar à Haas, realmente aprecio esta oportunidade e estou realmente ansioso por uma nova jornada com a equipe. Estou pilotando minha primeira sessão de treino livre no Bahrein, então, para mim ter pilotado em dois fins de semana de corrida seguidos é emocionante, e mal posso esperar para chegar ao Bahrein”, falou.

“Gostaria de agradecer a Komatsu-san, a Haas, Morizo-san [Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation] e Toyota GAZOO Racing por esta oportunidade, é um novo desafio para mim e mal posso esperar para começar”, completou.

Já o diretor da equipe Haas, Ayao Komatsu, exaltou a chegada de Ryo. “É ótimo receber Ryo na Haas e ter sua experiência reforçando nosso conhecimento e compreensão do VF-25. Seu feedback foi muito detalhado no teste pós-temporada do ano passado, então poder dar a Ryō um tempo de pista valioso em quatro circuitos diferentes este ano ajudará toda a equipe.”

“Como parte da nossa colaboração com a Toyota GAZOO Racing, é ótimo receber novos talentos na equipe – é um verdadeiro prazer trabalhar com um piloto com sua perspicácia de pilotagem”, encerrou.

🎥 Vídeos mais recente