O futuro de Esteban Ocon na Haas voltou a ser alvo de especulações no paddock da Fórmula 1, após Ayao Komatsu evitar confirmar a permanência do francês na equipe. O dirigente japonês desconversou ao ser questionado sobre a dupla de pilotos para a próxima temporada e aumentou as dúvidas sobre a continuidade de Ocon.
Alguns rumores cresceram desde o GP de Miami, quando surgiram relatos de uma discussão entre Komatsu e o piloto francês durante o fim de semana da corrida nos EUA. Ao mesmo tempo, o desempenho de Ocon passou a ser comparado ao do companheiro de equipe Oliver Bearman, enquanto Yuki Tsunoda apareceu ligado a uma possível vaga na equipe americana.
Nem Ocon nem Komatsu ficaram satisfeitos com as publicações envolvendo o suposto desentendimento. Segundo o relato, o chefe da Haas demonstrou irritação ao comentar o assunto e chegou a utilizar palavrões ao responder perguntas sobre a situação.
Questionado sobre quando começaria a avaliar as opções de pilotos para a próxima temporada, Komatsu admitiu que o processo já está em andamento: “Por volta dessa época, maio, junho e julho. Acho que todo mundo está olhando os pilotos para o próximo ano, não apenas nós, mas todas as equipes”, afirmou.
Na sequência, o dirigente foi pressionado sobre uma possível definição imediata da dupla da Haas. A pergunta sugeria que uma confirmação pública de Ocon e Bearman poderia ajudar a encerrar os rumores envolvendo o francês.

Komatsu, porém, evitou responder diretamente e recusou a oportunidade de garantir a permanência dos dois pilotos: “Acho que uma pergunta assim vai criar confusão, certo?”, respondeu o chefe da equipe americana aos jornalistas.
O japonês também explicou por que preferiu não entrar no assunto: “As pessoas vão pegar minhas palavras e dizer: ‘Ayao disse isso, você decidiu agora, vai continuar com Esteban ou não’. Vão tirar tudo completamente do contexto, então não vou responder essa pergunta”, finalizou o chefe da Haas.
Essas declarações mantêm em aberto o cenário de Ocon para a próxima temporada da Fórmula 1. Mesmo sem qualquer confirmação sobre mudanças imediatas, a ausência de garantias por parte da Haas, alimenta ainda mais as especulações sobre o futuro do piloto francês dentro da categoria.