F1: Família Schumacher vence processo por “entrevista” falsa

A família de Michael Schumacher venceu uma batalha judicial contra a revista alemã Die Aktuelle por uma ‘entrevista’ falsa que teria sido feita com o heptacampeão de Fórmula 1.

Em 2023, a polêmica ‘entrevista’ foi publicada, porém foi utilizada inteligência artificial (IA) para criar respostas atribuídas a Schumacher, que sofreu um grave acidente de esqui em 2013 e desde então vive de forma reclusa e sem a divulgação real do seu estado de saúde pela família. O título de capa anunciava: ‘Respostas dele! Por Michael Schumacher’, mas o conteúdo foi gerado por um chatbot.

Após forte repercussão negativa e ação legal por parte da família Schumacher, o Grupo Funke, dono da revista Die Aktuelle, se desculpou publicamente e encerrou o contrato do editor responsável.

O tribunal trabalhista de Munique determinou que o Grupo Funke pague €200 mil (cerca de R$ 1,1 milhão) como indenização.

Não é a primeira vez que a revista alemã enfrenta problemas judiciais com a família Schumacher. Em 2014, a Die Aktuelle publicou uma manchete sensacionalista sobre o estado de saúde do ex-piloto, gerando bastante revolta. Desde o acidente do alemão, praticamente nenhuma informação foi divulgada sobre a saúde de Michael. A última declaração pública partiu de sua esposa, Corinna Schumacher, no documentário da Netflix, ‘Schumacher’, e ainda assim, foi bastante contida e sem revelar maiores detalhes.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Mônaco com o jornalista Rodrigo França.