F1: Ex-chefe de equipe estaria interessado em comprar a Alpine

Otmar Szafnauer, ex-chefe de equipe da Alpine, Force India, Racing Point e Aston Martin, está considerando a possibilidade de retornar à Fórmula 1 por meio da compra da própria Alpine, segundo informações do RacingNews365. O romeno-americano não esconde seu desejo de voltar à ativa, desde que foi demitido pela equipe francesa quase dois anos atrás.

Recentemente, Szafnauer confirmou que está associado a um consórcio de investidores norte-americanos, inicialmente com a ideia de criar uma 12ª equipe na F1. No entanto, com o recente aval dado à entrada da Cadillac como 11ª equipe, processo que levou dois anos, uma nova expansão do grid parece improvável no curto prazo. Assim, a compra de um time já existente surgiu como uma alternativa mais viável para viabilizar o retorno ao paddock da categoria.

Segundo informações, Szafnauer chegou a sondar a venda da Alpine ao então CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, no ano passado. A proposta foi rejeitada após um período de avaliação. Contudo, com a saída de De Meo, prevista para 15 de julho, há esperança de que seu sucessor possa estar mais aberto à negociações.

Otmar Szafnauer, Alpine
Foto: XPB Images

O momento da equipe é delicado. Sem um chefe de equipe há dois meses, desde a saída de Oliver Oakes, que renunciou após a prisão de seu irmão William, a Alpine está sendo liderada provisoriamente por Flavio Briatore, em sua função de consultor executivo. A chegada de Steve Nielsen em setembro, como diretor-geral, que foi anunciada nessa sexta-feira, promete aliviar a carga de Briatore.

Além disso, a Alpine deixará de usar motores Renault (proprietária da Alpine) a partir de 2026, após a decisão de encerrar o desenvolvimento de sua própria unidade de potência e optar por se tornar cliente da Mercedes a partir do próximo ano. Isso, somado à instabilidade interna, aumenta a percepção de vulnerabilidade da equipe.

Com os valores de mercado das equipes de F1 em alta, a principal incógnita é o preço que a Alpine pode alcançar. Szafnauer, no entanto, garante que os investidores com quem está alinhado têm recursos robustos e estão preparados para agir caso surja a oportunidade certa.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.