O chefe da Alpine, Bruno Famin, revelou que o bom desempenho de Mick Schumacher no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), colocou o alemão na lista de pilotos cotados para um lugar com a equipe na Fórmula 1 em 2025.
Esteban Ocon e Pierre Gasly, os dois pilotos atuais da equipe francesa, têm contrato até o final da temporada e estão atraindo interesse de outras equipes. Famin afirmou que não tem pressa para definir os pilotos para 2025, mas o mercado da F1 segue aquecido, especialmente após a decisão de Nico Hulkenberg de se transferir para a Sauber/Audi no próximo ano.
Caso Ocon ou Gasly deixem a Alpine, o fraco início de temporada da equipe (apenas um ponto em sete corridas) pode limitar suas opções de pilotos para 2025.
Schumacher se recuperou bem após perder a vaga na Haas no final de 2022. Atualmente, ele constrói uma carreira promissora no WEC, pilotando para a Alpine, além de manter o posto de piloto reserva na Mercedes.
O companheiro de equipe de Schumacher na Alpine no WEC, Nicolas Lapierre, elogiou o alemão por ter o ‘ritmo mais forte’ entre os pilotos da marca em Ímola. Famin também se mostrou impressionado com Schumacher.
“Mick está fazendo um trabalho incrível no endurance”, disse Famin ao Motorsport.com. “O que é mais impressionante é sua mentalidade. Claro que ele é rápido, mas todo mundo sabe disso.”
“No endurance, nem sempre é útil fazer tempos de volta excepcionais, já que o BoP [Balance of Performance] entra em jogo e você precisa ser cauteloso com o desempenho. Mas a questão aqui não é avaliar a performance pura do piloto. O que Mick tem sido realmente incrível é em sua adaptação à mentalidade do endurance. Costumávamos dizer que os pilotos de monopostos são egoístas. Mick, desde o primeiro minuto, tem sido muito aberto, cooperativo, prestativo com seus companheiros de equipe, pronto para aprender tudo, e com uma super mentalidade e espírito de equipe”, acrescentou.
Famin afirmou que Schumacher é uma das ‘muitas’ possibilidades na mira da Alpine, e que vários pilotos entraram em contato para discutir potenciais oportunidades.
Valtteri Bottas, que deve deixar a Sauber com a crescente influência da Audi na equipe suíça, é um dos pilotos que avalia suas opções. No entanto, o finlandês, vencedor de dez GPs com a Mercedes, também está supostamente negociando um retorno à Williams para ser companheiro de Alex Albon.
A Alpine previa um início de temporada lento devido à reformulação completa do carro, mas começou o ano com o modelo mais lento do grid. Desde então, a equipe francesa vem mostrando progresso gradual e agora está operando no peso mínimo permitido, após ter começado a temporada acima do limite. Com isso, Ocon conseguiu pontuar em Miami, mas a Alpine não conseguiu repetir o feito em Ímola.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Mônaco com o jornalista Rodrigo França.