Jenson Button falou sobre a atual fase da Aston Martin e comentou como não há uma solução rápida e imediata para os problemas da equipe na temporada 2026 da Fórmula 1.
O time britânico adotou a estratégia de trazer uma única grande atualização ao invés de um fluxo constante como as outras equipes. Isso a fez ficar a mais de 1s atrás da principal rival Cadillac – entretanto, a Aston Martin já tem um ponto, contra zero da equipe norte-americana.
O plano é apresentar o pacote no GP da Hungria da Fórmula 1, e questionado sobre o que pode ser sucesso dessas alterações, Button disse que “antes de tudo, competir de igual para igual com os outros carros na pista”.
“É preciso lembrar que eles não fizeram nenhuma atualização ao longo do ano, pois estavam guardando recursos para este grande pacote de melhorias, algo que era comum no esporte antigamente. Não havia pequenas atualizações a cada corrida ou a cada duas corridas; tratava-se de um pacote substancial introduzido após algumas etapas, ganhando 0s5, ou algo do gênero”, seguiu.

“Não sei qual será o ganho de desempenho, mas confio no Adrian. Sim, tenho certeza de que eles não brigarão por pódios com essa atualização, mas será um passo na direção certa, já visando a temporada de 2027. Não existe solução rápida na Fórmula 1 quando se compete contra equipes como McLaren, Mercedes, Ferrari e Red Bull. Essas equipes são as melhores do ramo, e é muito difícil sair da posição em que a Aston Martin se encontra hoje e chegar ao pelotão da frente em um período de 12 meses”, completou.
Apesar do início de temporada difícil para a equipe, o campeão de 2009 da F1 crê que o chefe de equipe e projetista, Adrian Newey, consegue reverter a situação. “Adrian Newey… sempre quis pilotar um dos carros projetados por ele. Acho fenomenal o que ele conquistou em tantas equipes diferentes ao longo do grid; é realmente impressionante. Corri contra muitos carros dele e fui superado por muitos deles. Sei que este ano tem sido difícil para a equipe, mas acredito muito no futuro dela”, falou.
“Sim, quando eles apresentarem essa grande atualização, não os veremos vencendo corridas, mas observaremos uma evolução que servirá de base para 2027 e 2028”, concluiu.