Max Verstappen não é apenas um grande nome da Fórmula 1 atual, mas também um candidato ao posto de melhor piloto da história da categoria. Esse é o ousado veredicto do ex-piloto de F1, Gerhard Berger, que tem dez vitórias em GPs.
Verstappen conquistou três títulos consecutivos e já soma 38 vitórias, ocupando o terceiro lugar no ranking histórico, atrás apenas de Lewis Hamilton e Michael Schumacher. Com números e performances de gala, o holandês já vinha sendo apontado como um dos grandes da F1, mas a declaração de Berger eleva o debate a outro patamar.
Em entrevista ao Auto Motor und Sport, Berger explicou seu posicionamento, reconhecendo o legado de grandes nomes como Ayrton Senna: “Sou um pouco tendencioso quando se trata dessa questão porque corri com e contra Senna. Normalmente o coloco em primeiro lugar.”
No entanto, o ex-piloto ressalta a dificuldade de comparar épocas e pilotos: “Mas é aí que a pergunta começa: como você julga algo assim? Realmente só é possível com fatos e números. E você tem que colocar Michael Schumacher em primeiro lugar, mas Senna impressionou com seu talento e habilidades sobrenaturais no carro.”
Mas com o surgimento de Verstappen, Berger admite que suas antigas certezas vacilaram um pouco: “Com Max, temos alguém que me faz questionar se minha antiga avaliação ainda está correta. Ele não cometeu um único erro na última temporada. Isso ao menos acontecia com Senna e Schumacher de vez em quando.”
Berger acredita que a dedicação e o estilo de pilotagem de Verstappen o colocam em um patamar diferenciado: “Senna e Schumacher se beneficiaram do fato de terem corrido no Kart desde cedo e não feito nada além de correr na vida. Mas isso se aplica a todos os pilotos atualmente. Verstappen, além disso, ainda corre virtualmente no simulador em seu tempo livre. Ele está sempre preocupado com as corridas. Ele mentalmente joga onde pode e não pode ultrapassar.”
“Senna, Schumacher e Hamilton não tinham essa ferramenta. É simplesmente perceptível que Max está sempre no lugar certo. Na largada, na primeira curva, no duelo. Não consigo pensar em nada que você possa fazer melhor do que ele. É por isso que Max Verstappen é provavelmente o melhor que já vimos na Fórmula 1”, concluiu o austríaco.