A Aston Martin oficializou na segunda-feira (23) o lançamento de sua ‘Academia de Pilotos’, um programa voltado ao desenvolvimento de jovens talentos com potencial para alcançar os níveis mais altos do automobilismo, principalmente a Fórmula 1. O espanhol Mari Boya, atualmente na Fórmula 3, foi anunciado como o primeiro piloto integrado à nova iniciativa.
Com três títulos no Kart espanhol e um vice-campeonato na extinta Fórmula Renault Eurocup, Boya corre desde 2023 na F3 com a Campos Racing e vem se destacando na atual temporada. Um dos destaques recentes do piloto de 21 anos foi o pódio conquistado nas ruas de Mônaco.
“Entrar para a Academia de Pilotos da Aston Martin Aramco, é a realização de um sonho”, afirmou Boya. “É uma oportunidade única de aprender com uma equipe tão ambiciosa na Fórmula 1. Meu objetivo é absorver o máximo de conhecimento, contribuir da melhor forma possível e continuar mostrando meu potencial na pista.”
Boya também destacou a importância de estar inserido em um ambiente profissional e inspirador como o AMR Technology Campus, além da presença de nomes experientes como Fernando Alonso, Lance Stroll e Pedro de la Rosa. “Ter ídolos como esses dentro da equipe torna essa jornada ainda mais especial. Agora, meu foco é retribuir essa confiança com bons resultados”, disse ele.
Andy Cowell, chefe da equipe Aston Martin, destacou os atributos do novo integrante e os objetivos da academia. “Estamos felizes em receber Mari neste novo programa. Ele tem talento, velocidade natural e uma mentalidade determinada, além de ser um atleta completo, algo essencial no automobilismo atual.”

Cowell também comentou o propósito da Academia da equipe. “Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento em todas as áreas, desde habilidades técnicas e desempenho em pista até preparação física e comunicação. Queremos formar pilotos completos, prontos para os desafios do mais alto nível”, acrescentou.
A Aston Martin anunciou ainda uma parceria estratégica com a DPK Racing, equipe oficial de Kart FA Alonso. A colaboração amplia o alcance da academia desde as categorias de base do kartismo, aproveitando a experiência e a rede global de Fernando Alonso e da DPK para identificar e lapidar jovens promessas desde cedo.
Com o lançamento da Academia de Pilotos e a chegada de Boya, a equipe britânica dá início a uma nova fase em sua estratégia de desenvolvimento de talentos, com foco no longo prazo e na formação de pilotos capazes de representar a marca no mais alto nível do automobilismo mundial.