A Alpine teve uma sessão de classificação com altos e baixos para o GP da Inglaterra de Fórmula 1. Enquanto Pierre Gasly surpreendeu ao levar o carro para o Q3 e terminar em P8, Franco Colapinto enfrentou um acidente que o deixou na última posição do grid. Apesar dos desafios, a equipe mantém a esperança de somar pontos na corrida de amanhã.
Gasly expressou grande satisfação com o resultado, especialmente considerando as dificuldades enfrentadas pela equipe durante o final de semana: “Estou muito feliz com a sessão de classificação de hoje, especialmente considerando o quão complicado este fim de semana tem sido para a equipe até agora”, afirmou. Ele destacou a evolução do carro: “Não mostramos muito ritmo ontem ou mesmo esta manhã no TL3. Nos mantivemos unidos como equipe, fizemos algumas mudanças e apenas tentamos maximizar o pacote, então crédito a todos por fazerem um trabalho fantástico”, disse ele.
O piloto francês destacou a importância de chegar ao Q3, algo que parecia improvável: “Estou muito satisfeito por termos chegado ao Q3, pois certamente não parecia promissor até então em uma pista que sabíamos que seria difícil para nós. As condições têm sido difíceis com as rajadas de vento, então tem sido difícil estar completamente feliz no carro”. Com a oitava posição de largada devido a penalidades de grid para outros pilotos, Gasly está focado em pontos: “Amanhã, largamos em oitavo lugar e nos demos a chance de marcar pontos. A realidade é que não será fácil, mas estaremos prontos para a luta. Pode haver alguma chuva também, então temos que estar preparados para aproveitar qualquer oportunidade”, concluiu Gasly.
Colapinto teve uma sessão de classificação frustrante, que terminou prematuramente com um acidente ainda no Q1: “No geral, foi uma forma frustrante de terminar o nosso dia e foi uma pena que não conseguimos voltar para a garagem para completar uma última tentativa no Q1”, lamentou Colapinto. Ele explicou a perda de controle do carro: “As condições estavam difíceis, como têm sido durante todo o fim de semana, e eu estava forçando e perdi o carro na zebra de saída da última curva.”
Apesar de conseguir retornar à pista, fortes vibrações no carro forçaram seu abandono: “Houve algum contato com a barreira de pneus e pensei que estava tudo bem, pois conseguimos voltar à pista. No entanto, houve algumas vibrações e decidimos parar na pista”, disse ele, pedindo desculpas à equipe: “Desculpas à equipe e continuaremos trabalhando e daremos o nosso melhor na corrida de amanhã.” Colapinto também está atento às previsões para domingo: “Olhando para a previsão e a possibilidade de chuva para o GP, tentaremos maximizar todas as oportunidades que surgirem e recuperar algumas posições”, acrescentou.

05.07.2025. Formula 1 World Championship, Rd 12, British Grand Prix, Silverstone, England, Qualifying Day.
– www.xpbimages.com, EMail: [email protected] © Copyright: Charniaux / XPB Images
Flavio Briatore, consultor da Alpine, elogiou o desempenho de Gasly e da equipe: “Dadas as questões que enfrentamos até agora neste final de semana com a dirigibilidade do carro e o feedback de ambos os pilotos, foi um grande esforço da equipe e de Pierre para colocar o carro no Q3”, afirmou Briatore. Ele destacou a posição de largada favorável de Gasly e a imprevisibilidade do clima em Silverstone: “Com as penalidades de grid para Kimi (Antonelli) e Oliver (Bearman), alinharemos na oitava posição, e com o clima imprevisível usual em Silverstone, tudo pode acontecer na corrida de amanhã.”
Briatore reforçou a mentalidade da equipe de sempre buscar o máximo: “O que hoje mostra novamente é que, quaisquer que sejam as dificuldades que enfrentamos como equipe, devemos sempre nos esforçar para entregar o máximo e desbloquear o desempenho com o pacote que temos.” Para Colapinto, Briatore foi direto: “Para Franco, ele sabe que cometeu um erro e precisa melhorar e voltar forte na corrida de amanhã”, finalizou o consultor.