Dorsman incentiva equipes da F1 a apostarem em jovens pilotos como Lawson e Colapinto

Sander Dorsman, ex-chefe de Liam Lawson e Franco Colapinto na MP Motorsport, defende que as equipes de Fórmula 1 deveriam arriscar mais ao dar oportunidades a pilotos novatos. Ele destaca o desempenho de Lawson e Colapinto como exemplos de que vale a pena investir em jovens talentos.

Liam Lawson, que estreou na F1 no ano passado substituindo Daniel Ricciardo em cinco corridas, marcou seus primeiros pontos na terceira corrida, um feito que destacou sua capacidade e superou a performance do piloto da VCARB, Nyck de Vries, que não pontuou em 10 corridas. Ricciardo também estava sem pontos na época.

Agora, Lawson volta a F1, substituindo Ricciardo nas últimas seis corridas do campeonato deste ano, enquanto Colapinto, que também brilhou na F3, assume o lugar de Logan Sargeant na Williams para o GP de Austin.

“Eu tenho que rir, porque o que Franco está fazendo agora, Liam fez no ano passado, é claro. Simplesmente entrar no carro e ir em frente,” disse Dorsman.

Segundo Dorsman, a experiência dos jovens pilotos na Fórmula 2 os prepara para a F1: “Acho que isso mostra que a Fórmula 2 é um campo de treinamento fantástico para a Fórmula 1 e que algumas equipes, em vez de sempre optarem por nomes seguros, podem se permitir arriscar de vez em quando.”

Ele também relembrou como Lawson entrou na MP Motorsport após uma ligação para Helmut Marko, conselheiro da Red Bull: “Eu então liguei para Helmut Marko e disse: ‘Eu o quero’ e isso foi arranjado em um dia. Isso é sempre o bom sobre Helmut, eu sei o que ele quer e ele nunca precisa pensar por muito tempo.”

Lawson estreou na Fórmula 3 aos 16 anos, após apenas um ano de Fórmula 4 na Europa, e logo mostrou seu potencial: “Foi uma curva de aprendizado íngreme para Liam, mas simplesmente correu muito bem. Ele realmente era o verdadeiro talento e isso ficou evidente nos anos de Fórmula 2,” concluiu Dorsman.

Agora, com seis corridas restantes, Lawson tem a chance de mostrar seu valor na F1 para 2025, seja na VCARB ou até mesmo na Red Bull, de acordo com rumores recentes.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.