Rovanperä conquista o Rally da Estônia e se torna o piloto mais jovem a vencer no WRC

O piloto Kalle Rovanperä fez história no WRC deste domingo (18). Ele se tornou o mais jovem vencedor de uma etapa do campeonato mundial de Rally, depois de uma corrida magistral no Rally da Estônia. O finlandês de 20 anos é mais de dois anos mais novo que o compatriota Jari-Matti Latvala, agora seu chefe de equipe na Toyota Gazoo Racing, quando conquistou o recorde em 2008.

Rovanperä, que agora vive na Estônia, comemorou no pódio com o pai Harri, que conquistou sua única vitória no WRC, na Suécia, em 2001. A vitória de hoje foi a primeira de um piloto finlandês no campeonato desde que Latvala venceu o Rally da Austrália, em 2018.

O jovem finlandês tem sofrido uma série de resultados médios nos últimos tempos, com apenas um resultado nos seis primeiros nas últimas quatro rodadas. Com a vitória de hoje, o piloto subiu para o quarto lugar na classificação do campeonato, com cinco rodadas restantes.

“Tem sido uma temporada difícil e é muito bom conseguir minha primeira vitória aqui na Estônia. É quase um rally em casa para mim agora e muitos fãs da Estônia estavam me apoiando,” disse um Rovanperä.

O piloto também afirmou que a vitória mostra que ele e sua equipe tem ritmo para disputar com os outros adversários. “Nossos resultados não têm sido tão bons, mas provamos que o ritmo existe e hoje o trouxemos para casa. Ser o vencedor mais jovem é incrível. Poderia ter acontecido antes, mas agora está aqui”.

A Estônia está provando ser um bom lugar para o piloto Craig Breen.  Ele terminou em segundo nas duas etapas do WRC no país. Seu único susto veio na noite de sábado, quando ele cortou uma enorme pedra na beira da estrada e danificou a suspensão dianteira de seu Hyundai i20.

O irlandês conseguiu abrir uma vantagem para o seu companheiro de equipe, Thierry Neuville, de 12,5 segundos. As esperanças do belga de recuperar o seu colega foram prejudicadas por uma penalização de 10 segundos após o check-in tardio no controle de tempo na manhã deste domingo, devido a problemas técnicos.

O líder do campeonato, Sébastien Ogier, terminou em quarto em outro Yaris. O francês terminou 11,6 segundos atrás de Neuville, contente por somar pontos sólidos em sua busca pelo oitavo título de pilotos depois de abrir as estradas onde a tração era importante na etapa de sexta-feira.

A próxima etapa do WRC será no próximo mês, quando a Bélgica faz sua primeira aparição no calendário. O Renties Ypres Rally da Bélgica acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de agosto.

Classificação final do Rally da Estônia do WRC:

  1. K. Rovanperä/J. Halttunen – Toyota Yaris: 2h 51min 29,1s
  2. C. Breen/P. Nagle – Hyundai i20: + 59,9s
  3. T. Neuville/M. Wydaeghe – Hyundai i20: + 1min 12,4s
  4. S. Ogier/J. Ingrassia – Toyota Yaris: + 1min 24.0s
  5. E. Evans/S. Martin – Toyota Yaris: + 2min 07.1s
  6. T. Suninen/M. Markkula – Ford Fiesta: + 7min 07.3s

Classificação do campeonato de pilotos do WRC após sete rodadas:

  1. Sébastien Ogier: 148 pontos
  2. Elfyn Evans: 111 pontos
  3. Thierry Neuville: 96 pontos
  4. Kalle Rovanperä: 82 pontos
  5. Ott Tänak: 07 pontos

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon