Ferrari da AF Corse lidera as 24 Horas de Le Mans após duas horas de disputa

A edição de número 92 das 24 Horas de Le Mans começou de forma agitada na manhã deste sábado (15) no circuito de La Sarthe, na França. Com a chuva, que atinge as últimas curvas do circuito e a reta dos boxes desde 1h40min de disputa, a Ferrari preparada pela AF Corse lidera a corrida após duas horas de prova, com o carro de Robert Kubica, que tem como companheiros Robert Shwartzman e Ye Yifei.

Kubica apostou em ficar na pista mesmo com a chuva, e garantiu a liderança da prova no complemento da segunda hora, não sem batalhar pela posição com a Ferrari da equipe oficial, que é pilotada neste momento por Nicklas Nielsen, outro que optou por não colocar pneus de chuva. Will Stevens, com um Porsche preparado pela JOTA, aparece em terceiro, sendo seguido pelo Porsche Penske de Michael Christensen. Andrea Caldarelli, da Lamborghini, fecha o top-5.

Edoardo Mortara, com a outra Lamborghini do grid, aparece em sexto, seguido pelo BMW do Robin Frijns, sétimo colocado. Sébastien Buemi colocou a Toyota na oitava posição, com Nick Tandy, da Porsche Penske que tem Felipe Nasr no time, em nono. James Calado, que aparecia na liderança com a outra Ferrari e optou por colocar os pneus de chuva, completa a lista dos dez melhores. Jack Aitken, companheiro de Pipo Derani, que guiou o Cadillac da Action Express no primeiro stint, e Felipe Drugovich, é o 14º colocado.

A prova começou com a Ferrari mostrando força no início da disputa, tomando as primeiras posições ainda nos minutos iniciais da corrida, com pista seca. Ambos, porém, tiveram punições a cumprir na parada dos boxes. O principal desafiante na hora inicial foi o Porsche Penske número 6 de André Lotterer, Já o Toyota numeral 8, de Sébastien Buemi, começou a escalar o pelotão. Nos Hypercars, Dries Vanthoor rodou com o carro da BMW, perdendo muitas posições ainda na primeira hora de disputa.

Na LMP2, a Inter Europol lidera a corrida com Vladislav Lomko, que é seguido por Patrick Pilet, o segundo colocado com a Vector Sport. Ritomo Miyata, com a Cool Racing, aparece em terceiro, logo à frente de PJ Hyett, quarto colocado com a AO by TF. O grupo dos cinco melhores nesta classe é completado por Kyffin Simpson, piloto que defende a Nielsen Racing na prova no circuito de La Sarthe.

Pela LMGT3, o Lexus de Esteban Masson lidera a prova, sendo seguido pelo BMW de Ahmad Al Harthy. Ryan Hardwick ocupa a terceira posição com um Ford Mustang, aparecendo logo à frente de Salih Yoluc, quarto com uma Ferrari. Christopher Mies, com outro Ford Mustang, completa a lista dos cinco melhores. A McLaren que tem Nicolas Costa no time aparece em oitavo, enquanto a Ferrari de Daniel Serra está em 11º. O BMW de Augusto Farfus vem na 15ª posição.

As 24 Horas de Le Mans são a quarta etapa do FIA WEC e terá seu encerramento neste domingo, às 11h.