O TCR South America terá representante feminina na temporada 2025. Se trata de Maria Nienkötter, vencedora da seletiva promovida pela categoria em parceria com a equipe Cobra Racing e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A pilota de 18 anos trilhou a maior parte de sua carreira no kartismo, modalidade na qual conquistou grandes resultados, incluindo o título catarinense, o vice-campeonato brasileiro e a terceira colocação na Copa Brasil. Além destes feitos, a competidora foi a vencedora na FIA Girls on Track na classe Graduados em 2024.
Em entrevista para o F1MANIA.NET, Nienkötter detalhou sua expectativa para a estreia no TCR South America e destacou a “absorção de conhecimento” como foco principal para a temporada.
“Espero um ano de muito aprendizado, evolução, ainda mais sendo a única mulher no grid. Nosso objetivo principal é conquistar nossa categoria, a Trophy. Lutaremos para estar na ponta, porém com o foco na absorção de conhecimento”, declarou Maria Nienkötter, com exclusividade para o F1MANIA.NET.
Essa será a primeira temporada completa de Nienkötter em um carro de turismo, representando uma jornada de muitas novidades para a pilota, que acelerará no Toyota Corolla #23 da Cobra Racing.
Apesar de jovem, Nienkötter tem a real dimensão da importância de sua representatividade na categoria. Perguntada sobre o tema, a competidora descreveu a relevância de ser a única representante feminina de um campeonato de alto nível, em um esporte ainda amplamente dominado por homens.
“É uma realização. Fico muito feliz de fazer parte dessa história. Sendo a única representante feminina, gostaria de mostrar que tudo é possível, que a gente baixa a viseira e no fim das contas, não importa se é homem ou mulher, somos pilotos. Gostaria de mostrar para todas as mulheres e meninas que é possível fazer parte do kartismo, do automobilismo, ou de qualquer outra atividade”, pontuou a pilota.
Ao longo de 2025, Maria terá a oportunidade de acelerar com grandes nomes do automobilismo, incluindo Nelsinho Piquet, Raphael Reis, Leonel Pernía e Pedro Cardoso. Apesar do grande desafio, a competidora se mostra animada e vê a ocasião como uma oportunidade única para desenvolver sua performance.
“Fico muito feliz em dividir a pista com eles. São pilotos muito experientes, que já correram em diversas categorias. Acredito que isso vai aprimorar muito meu conhecimento”, finalizou Nienkötter.