TCR South America: Conheça os brasileiros no grid da categoria em 2025

A partir deste fim de semana (29 e 30 de março), o TCR South America abre a temporada 2025 no Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio, em Rosário, região central da Argentina, com quatro representantes do Brasil alinhados no grid de largada.

O país desembarca no seletivo e desafiador traçado de 4 mil metros com uma mescla de juventude, experiência, pioneirismo e muitos títulos na bagagem.

São quatro nomes de características bem distintas e que certamente vão chamar a atenção ao longo da temporada. A começar pelo atual campeão, Pedro Cardoso, primeiro brasileiro a conquistar o título do TCR South America. Prestes a completar 26 anos, o também atual campeão do TCR Brasil fará jus ao #1 que estampará no lugar do habitual #43 em seu Peugeot 308 ao longo de 2025.

Com experiência anterior de 76 largadas na Stock Car, Cardoso dá sequência à sua jornada no conceito TCR como um dos representantes da equipe argentina PMO Racing, também campeã na temporada passada.

Depois de grande campanha, com três vitórias — uma delas justamente em Rosário, na etapa final do último campeonato, e com pódio no TCR World Tour, em Interlagos —, Cardoso chega ao seu terceiro ano na categoria com fome para mais e pronto para buscar novos títulos. Mas o piloto sabe que terá adversários de muita força, entre eles dois conterrâneos.

Brasiliense como Pedro Cardoso, Raphael Reis persegue seu primeiro título continental, mas já tem muita história escrita no TCR South America. Perto de completar 32 anos, o experiente piloto, que tem no currículo a taça de campeão da Stock Light (em 2018) e nove corridas na Stock Car, estreou no TCR em 2021 e, desde então, alinhou ininterruptamente no grid de todas as 65 provas da competição sul-americana.

Reis já alcançou sete vitórias, 20 pódios, seis poles e dez voltas mais rápidas. O título sempre esteve muito perto: o brasileiro foi top-3 de todas as quatro temporadas do campeonato continental já realizadas. Em 2025, Raphael seguirá a representar a equipe carioca W2 ProGP, liderada por Duda Pamplona e Serafin Jr., e vai pilotar o Cupra Leon VZ #77 nas principais pistas da América do Sul.

Criado em Brasília e nascido na Alemanha, Nelsinho Piquet fará sua primeira temporada completa no TCR South America. Primeiro campeão mundial de Fórmula E, pódio na Fórmula 1 e conhecido pela versatilidade ao conseguir andar bem com carros de características completamente distintas, o experiente piloto de 39 anos carrega não somente o sobrenome lendário eternizado pelo pai, mas também uma carreira de sucesso e, naturalmente, desponta como um dos candidatos ao título.

Paralelamente com o TCR, Piquet continuará disputando a Stock Car, correndo pela nova equipe Scuderia Bandeiras. Já no campeonato continental, o brasiliense competirá com um Honda Civic Type R TCR da Squadra Martino, time argentino baseado em Córdoba. Será a primeira temporada completa de Nelsinho ao volante de carros com tração dianteira, um novo desafio para sua carreira.

Já Maria Nienkötter, aterrissa ao grid do TCR South America disposta a fazer história. Na prática, a jovem catarinense de somente 18 anos já preza pelo pioneirismo, uma vez que foi a vencedora da inédita seletiva promovida pela categoria em conjunto com a equipe Cobra Racing e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para promover a entrada de uma representante feminina no grid da categoria em 2025.

Será um ano de muitas novidades para Maria, que terá pela primeira vez a chance de fazer uma temporada completa em um carro de turismo. Sua lista de feitos reflete uma trajetória bem-sucedida no kartismo: campeã catarinense, vice-campeã brasileira, terceira colocada na Copa Brasil e vencedora do FIA Girls on Track na classe Graduados, no Brasil, no ano passado.

A pilota, vinda de família tradicional no automobilismo, fez um ano de Fórmula Delta, categoria de formação de talentos baseada nos monopostos. Agora, Nienkötter faz a transição para os potentes carros do conceito TCR para ser a primeira mulher a fazer a temporada completa na categoria continental.

“Fico feliz por poder crescer neste meio. Será como um sonho poder correr no TCR South America Banco BRB e, com certeza, vai ser um ano de muita evolução, tanto nas pistas e também como pessoa”, destacou.

Confira a programação do TCR South America deste fim de semana

Sexta-feira, 28 de março
09h00 – Track Walk
11h00 – Teste coletivo com novos pneus 1
14h35 – Teste coletivo com novos pneus 2

Sábado, 29 de março
09h55 – Treino Livre 1
13h10 – Treino Livre 2
17h05 – Classificação (Q1)
17h35 – Classificação (Q2)

Domingo, 30 de março
09h10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h10 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

🎥 Vídeos mais recente