Conheça Rosário, sede da etapa de abertura do TCR South America

A quinta temporada da história do TCR South America terá início em um lugar especial para os argentinos: a cidade natal de Lionel Messi.

Rosário receberá a primeira etapa do campeonato neste fim de semana (29 e 30 de março) e dará sequência a uma história de tradição e amor pelo automobilismo, que começou há mais de um século.

Principal cidade da província de Santa Fé e localizada 300 km a noroeste de Buenos Aires, Rosário é o terceiro município mais importante da Argentina, atrás somente da capital federal e de Córdoba.

Segundo o último censo promovido pelo INDEC (Instituto Nacional de Estatística e Censos) em 2022, Rosário conta com pouco mais de 1 milhão de habitantes.

Além de ser sede de dois times de futebol famosos e competitivos, o Newell’s Old Boys e o Rosário Central, a cidade possui uma longa tradição no segundo esporte mais amado pelos argentinos, o automobilismo. Rosário foi palco, em 1910, do Primer Gran Premio, organizado pelo Automóvil Club Argentino.

Também foi lá que aconteceu a primeira corrida do chamado Campeonato Argentino, com largada e chegada na cidade, em uma prova disputada por estradas ao longo do país.

O Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio foi inaugurado em 1982. As tratativas para a obra, contudo, tiveram início em 1961, quando a Associação dos Automobilistas de Rosário negociou junto ao poder público para viabilizar uma área para a construção do autódromo.

Inaugurada em 2019, a versão atual do traçado em Rosário tem 4.000 metros de extensão. Com 13 curvas, a pista é exigente para pneus e freios e tem como característica ser bastante seletiva, desafiadora e técnica, reunindo curvas de baixa, média e alta velocidade.

Destaque para o trecho que antecede à reta dos boxes, formado por uma curva de alta inclinação bastante difícil, com o muro bem próximo à pista. O setor de maior velocidade começa na reta dos boxes, passa pela curva 1 — de alta e com característica semelhante a de um circuito oval —, e tem em seguida uma longa reta oposta.

O autódromo de Rosário recebeu duas etapas do TCR South America. A pista costuma ser favorável aos campeões da categoria.

Em 2023, o argentino Ignacio Montenegro venceu as duas provas da rodada, enquanto no ano passado, no desfecho da temporada, o brasileiro Pedro Cardoso conquistou um triunfo fundamental para faturar pela primeira vez o título. Com trajetória de sucesso na Stock Car, Matías Rossi também venceu em 2024.

O recorde da pista, aliás, é de Cardoso, que na sessão classificatória no ano passado marcou 1min38s814, com média de 145,725 km/h a bordo do seu Peugeot 308 TCR. Rosário receberá pela primeira vez uma etapa de abertura do campeonato.

E, neste quesito, quem costuma se dar bem é outro brasileiro, Raphael Reis, único piloto a ter feito todas as corridas da história do TCR South America, iniciada em 2021. Com 65 largadas na categoria continental, o brasiliense marcou as poles na etapa de abertura em 2021, 2022 e 2023 e venceu em 2022 e 2024 — no ano passado, em dupla com Lucas Foresti.

Confira a Programação do fim de semana

Sexta-feira, 28 de março
09h00 – Track Walk
11h00 – Teste coletivo com novos pneus 1
14h35 – Teste coletivo com novos pneus 2

Sábado, 29 de março
09h55 – Treino Livre 1
13h10 – Treino Livre 2
17h05 – Classificação (Q1)
17h35 – Classificação (Q2)

Domingo, 30 de março
09h10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h10 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

🎥 Vídeos mais recente