WRC: Ogier vence com a TOYOTA GAZOO Racing em etapa finlandesa cheia de emoção

O francês Sébastien Ogier venceu a etapa da Finlândia do WRC com a TOYOTA GAZOO Racing (TGR) neste final de semana, em uma jornada cheia de emoções. Com o resultado, o piloto chegou aos 141 pontos e é o vice-líder da temporada, mesmo sem ter participado das etapas da Suécia e do Quênia. Ogier conquistou três vitórias e três segundos lugares até aqui na temporada.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

A TGR dominou a etapa finlandesa e tudo parecia estar encaminhado para a vitória inédita em casa de Kalle Rovanperä, destaque da competição no sábado e que vinha em busca de sua terceira vitória consecutiva nas estradas velozes de cascalho. Isso foi até uma das últimas curvas da penúltima etapa no domingo, quando o carro de Rovanperä atingiu uma grande pedra em uma curva para a esquerda em alta velocidade e foi jogado contra as árvores. Felizmente, Rovanperä e o copiloto Jonne Halttunen saíram ilesos, demonstrando toda a resistência do GR YARIS Rally1 HYBRID.

“Vencer na Finlândia é sempre bom, mesmo que não seja assim que gostaríamos de ter feito. A equipe forneceu um carro incrível e dominou o fim de semana todo. Kalle e Jonne estavam em um ritmo diferente do resto e tiveram muito azar com essa pedra no caminho. Sinto pela minha equipe, pois merecíamos um resultado muito melhor. Perdi uma vitória na Sardenha no início desta temporada e agora ganhei uma aqui. Sinceramente, eu preferiria terminar em segundo, mas o automobilismo às vezes é injusto”, disse Ogier, demonstrando um grande espírito de equipe.

Os finlandeses em ascensão Sami Pajari e Enni Mälkönen terminaram em um ótimo quarto lugar nesta etapa que marcou a estreia da dupla no Rally1. Eles aproveitaram bem a oportunidade concedida pela TGR-WRT, após algumas performances impressionantes neste ano no WRC2 com o carro GR Yaris Rally2. Depois de um início complicado na sexta-feira em condições escorregadias, Pajari se recuperou bem para terminar o dia com uma primeira vitória em etapa do WRC e foi o terceiro mais rápido no sábado, atrás de Rovanperä e Ogier.

“Muito obrigado à Toyota e a toda a equipe: foi um sonho que se tornou realidade pilotar no meu rali em casa com o GR YARIS Rally1. Foi bom ser o finlandês mais bem colocado no Rally da Finlândia e marcar o quarto lugar na minha estreia. Ainda marquei minha primeira vitória em uma etapa, mas ainda há muito espaço para melhorar”, disse Sami Pajari, piloto do carro 5.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Chefe da equipe, Akio Toyoda parabenizou o time pela vitória e destacou a importância do triunfo “em casa”, já que o país abriga a base da TGR-WRT com seus carros.

“Seb e Vincent estão de parabéns pela vitória! A equipe realmente confiou na consistência deles e eu realmente aprecio isso. Para Kalle e Jonne foi realmente de partir o coração vê-los abandonarem depois de liderar até o último dia. Já o Sami e Enni terminaram em quarto lugar no primeiro rali na categoria principal. Considerando as dificuldades que muitos pilotos enfrentaram nas estradas da Finlândia, é um resultado impressionante”, disse Toyoda.

Takamoto Katsuta e Aaron Johnston fecharam o rally na 41ª posição. A dupla Elfyn Evans e Scott Martin abandonou a prova, mas Evans segue na quarta colocação da temporada com 132 pontos. A TGR-WRT é a vice-líder do campeonato de marcas e a próxima etapa do WRC será disputada na Grécia, entre os dias 5 e 8 de setembro.