O Desafio Ruta 40, na Argentina, quarta e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Rally Raid, teve seu início definitivo nesta segunda-feira (03/06), com a primeira especial. Lucas Moraes e seu navegador, o espanhol Armand Monléon, finalizaram em terceiro com o carro da equipe oficial da Toyota Gazoo Racing após enfrentarem a dura realidade de largar em último.
O brasileiro deu início ao prólogo em Córdova na tarde do domingo (02/06), em um dia de neblina no centro do país. Uma pedra atrapalhou o desempenho de Lucas e Armand: com danos em uma das rodas, os competidores acabaram ficando com a última colocação para a largada no dia seguinte.
Na primeira especial, disputada também em Córdova, Moraes enfrentou 381 km no relógio em terrenos compostos por terra, cascalho e areia na serra argentina. Ele partiu com pouco mais de uma hora de diferença para o primeiro carro da classe Ultimate.
As condições não intimidaram o bicampeão do Rally dos Sertões e destaque no Dakar em 2023 e 2024. Lucas conseguiu cumprir o trajeto em 4h01min51s, com 5min51s de diferença para a dupla vencedora, o saudita Yazeed Al Rajhi e o alemão Timo Gottschalk, da Toyota Overdrive, que fecharam a prova em 3h56min00s.
Com o resultado, Lucas Moraes se coloca em terceiro na classificação geral provisória do rally, que continua suas atividades na terça-feira. O segundo dia será disputado em 423 km cronometrados, saindo de Córdova com destino a San Juan.
Lucas Moraes atualmente é o quarto colocado na tabela do Mundial e disputa a competição com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota, atual campeã.