Gutiérrez faz história e se torna segunda mulher a vencer Dakar

A edição 2024 do Dakar vê a história sendo escrita. Com o encerramento nesta sexta-feira (19), Cristina Gutiérrez se torna a segunda mulher na história a triunfar na principal prova off-road do mundo.

A última etapa da competição parecia apenas merda formalidade, afinal, seriam apenas 174km rodados. Acontece que Mitch sofreu um revés que o fez perder terreno essencial.

Ainda no início da especial do dia, no quilômetro 7, o estadunidense ficou 20 minutos parado lidando com problemas no turbo de seu carro. Acontece que sustentava 25 de vantagem em cima da adversária espanhola.

Acontece que com os quilômetros passando, a disputa se acirrava cada vez mais e, então, no 108, Cristina assumiu a liderança virtual da categoria Challenger – os buggies protótipos. Mais adiante, Mitch sofreu novamente com problemas e Gutiérrez cruzou na primeira posição.

Durante todo o percurso nas últimas duas semanas, a espanhola chegou a sofrer diversos problemas, mas sempre figurando nas posições do pódio. Então, após ter mais de 34 minutos de desvantagem para o líder, conseguiu cortar o atraso para apenas 25 no último dia.

Com o triunfo no Dakar, Gutiérrez se torna a segunda mulher a alcançar a conquista na prova. A primeira foi Jutta Kleinschmidt, correndo nos carros em 2001.