Confira brasileiros na 46ª edição do Rally Dakar

A falta de carros e motos acelerando vai ser extinta em breve, já que nesta sexta-feira (5), o Rally Dakar abre o calendário do esporte a motor em 2024. Na sua 46ª edição, a principal competição off-road do mundo vai ser realizada na Arábia Saudita e vai contar com 17 brasileiros entre os competidores.

Para a edição deste ano, os compatriotas estarão divididos entre três categorias: carros, UTVs e quadriciclos. Ainda, vale apontar que é a maior delegação do país desde que a prova de rally cross-country saiu da América do Sul.

Um dos principais nomes do Brasil do Dakar sem dúvidas é de Lucas Moraes. O competidor, que terminou em terceiro na edição passada, vai fazer parte da equipe oficial da Toyota Gazoo Racing, vai ter a missão de substituir o bicampeão Nasser Al-Attiyah e vai contar com o espanhol Armand Moleon como seu navegador.

Outro destaque também a ser mencionado é da equipe X Rally, dos irmãos Baumgart, que competirá na principal categoria dos carros, a Elite. Marcos Baumgart vai contar com Kléber Cincea e Cristian Baumgart está junto de Beco Andreotti.

Nos quadriciclos, o maranhense Marcelo Medeiros, que alcançou vitórias em etapas nos últimos anos, é quem vai representar o Brasil no Dakar. O piloto vai estar a bordo de uma Yamaha YFM 700 Raptor.

Quando o assunto são os UTVs, essa é a classe que mais conta com brasileiros inscritos na competição. Na T3, de protótipos e modelos de maior preparação, o navegador Gustavo Gugelmin vai estar ao lado do norte-americano Austin Jones. Já Marcelo Gastaldi se une a Cadu Sachs, marcando o retorno da dupla ao Dakar. Gunther Hinkelmann está em dupla com Fabrício Bianchini.

Lourival Roldan, que conta já com título no Dakar, vai estar como navegador de Oscar Peralta, paraguaio.

Na categoria T4, Cristiano Batista está com o português Fausto Mota, enquanto Jorge Wagenfuhr corre ao lado de Huberto Ribeiro. Já Rodrigo Varela faz dupla com Enio Bozzano.