Brabec vence especial nas motos; Benavides vira líder do Dakar

Ricky Brabec venceu nesta quarta-feira (13) a décima especial do Rally Dakar, disputada entre as cidades de Neom e Al-Ula, na Arábia Saudita. O americano da Honda, que tenta o segundo título seguido na mais importante prova fora de estrada do planeta, completou os 342 quilômetros do estágio em 3h12min33s, vencendo mais uma vez nesta edição.

A segunda posição ficou com Joan Barreda Bort, também piloto da Honda, que acabou 3min15s atrás do tempo de Brabec. Kevin Benavides, também piloto da equipe japonesa, foi o terceiro, sendo seguido por Skyler Howes, quarto com a KTM. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Matthias Walkner, com outra moto da marca austríaca.

A sexta colocação da especial ficou com Daniel Sanders, mais um piloto da KTM na prova. Adrien van Beveren foi o melhor piloto da Yamaha no estágio, completando-o na sétima posição. Sam Sunderland, da KTM, foi o oitavo, ficando à frente de Lorenzo Santolino, nono com uma Sherco. Joaquim Rodrigues, da Hero, completou o top-10 do dia.

A quarta-feira do Dakar nas motos ainda contou com o abandono do líder da prova. José Ignácio Cornejo, o “Nacho”, sofreu um acidente no quilômetro 252 da especial, voltando ao trecho para completar a especial na sequência. Ao completar o estágio, o chileno revelou não estar bem e, após uma avaliação médica, optou por não seguir na prova.

Sem Nacho Cornejo na prova, Kevin Benavides reassumiu a liderança do Dakar, agora com 40h20min08s acumulados. O argentino aparece 51 segundos à frente de Brabec, o segundo colocado. Sunderland é o terceiro, 10min36s distante do primeiro colocado, enquanto Joan Barreda Bort é o quarto. O grupo dos cinco melhores conta ainda com Howes.

O Dakar parte para seu penúltimo dia com uma especial entre as cidades de Al-Ula e Yanbu, com um percurso total de 557 quilômetros. O estágio contará com 511 quilômetros.