Salles/Suzuki faz melhor tempo e é pole da Porsche Endurance na Argentina

Lucas Salles/Rafael Suzuki conquista a pole-position para a etapa da Argentina da Porsche Endurance Challenge. Na classificação realizada no fim da tarde deste sábado (21), a dupla garantiu a melhor média para sair na frente em Termas de Río Hondo.

Para a tomada de tempos, o sistema funciona: cada piloto faz suas voltas mais rápidas, cada um em sua sessão. Depois, soma-se as duas voltas e faz uma média e, obviamente, a mais baixa fica com a pole-position para a prova de 300km.

Durante todo o final de semana, o tempo tem sido de muito calor e altas temperaturas. Isso tem sido um desafio extra para os pilotos, ainda mais para os pneus.

Então, após as duas sessões de treinos livres, chegou o momento da classificação. O relógio logo começou a rodar em Termas de Río He logo os primeiros competidores deixaram os boxes, primeiro para as voltas de instalação antes de começar os giros rápidos.

Após os primeiros minutos, quem abriu as atividades foi Peter Feter, só não iria durar muito. Na sequência, foi a vez de Sebá Malucelli, mas as coisas ainda mudariam muito e constantemente nesse início de tomada de tempos.

Até que Enzo Elias, em seu segundo giro cronometrado, foi quem saltou para a ponta com 1min43s687, se mantendo na colocação por bons minutos. Mas com volta 0s315, acabou batido por Lucas Salles, que se tornou o mais rápido do momento com pouco mais de 9 minutos para o encerramento do primeiro grupo.

Com quatro voltas feitas, a ordem estava com Salles na ponta, seguido por Elias, Werner Neugebauer, líder do campeonato, Lineu Pires e Nelson Marcondes. Neste ponto, Bruno Campos escapou da pista, mas logo retornou ao traçado.

Com quatro minutos para o encerramento da primeira parte da sessão, uma interrupção por bandeira vermelha. O motivo foi uma escapada de Josimar Junior que, após rodar no traçado, ficou parado na área de escape e precisaria de ajuda para ser retirado do ponto.

Após o período de resgate, pitlane aberto e pilotos mais uma vez liberados para as últimas voltas rápidas. Com análise, a direção de prova decidiu adicionar tempo e o relógio começou a rodar novamente com 5min40, dando até mesmo tempo para os competidores aquecerem mais uma vez os pneus.

Já na reta final, um novo líder: Elias. O competidor, companheiro de Marçal Müller e vice-líder do campeonato, fez 1min43s259 e bateu o marco de Salles em apenas 0s113. Alan Hellmeister, Werner e Fefo Barrichello completavam os cinco mais rápidos do momento.

Bandeira quadriculada e Enzo ficou mesmo com o melhor tempo, mas ainda restava a segunda leva de competidores para se calcular as médias das duplas. Salles e Hellmeister estavam logo na sequência.

Iniciada a segunda metade da classificação da classe Carrera Cup e agora, os segundos pilotos das duplas deixavam os boxes. Assim como seus companheiros, teriam 20 minutos para completar suas voltas.

Começavam a aparecer os primeiros tempos na tabela, mas ainda sem nenhum nome estabelecido, pois as mudanças estavam constantes. Foi apenas com seis minutos já completados que Caio Collet se colocou na ponta com 1min42s337, seguido por Müller e Renan Guerra.

Já restando menos de dez minutos no relógio, a ordem na tabela estava com Collet na primeira colocação que, no momento da transmissão, mostrou que o competidor usava o carro reserva disponibilizado pela equipe da Porsche Cup.

Quem vinha na segunda posição era Suzuki, seguido por Müller, Paludo, Guerra, Beto Gresse, William Freire, Guilherme Salas, Galid Osman e Dudu Barrichello completando as dez primeiras posições – o primeiro e o décimo eram separados por apenas 1s020.

Então, na transmissão, explicou o motivo de Caio estar com o carro reserva: o motivo era um problema no apêndice aerodinâmico e, portanto, sem poder entregar o máximo de desempenho.

Mas mesmo com o carro que não é o que andou durante o final de semana, Collet baixou ainda mais seu tempo: 1min41s957. Junto com Menossi, a dupla estava na nona colocação do grid de largada para o domingo.

Então, na bandeira quadriculada, descoberta a dupla que larga da pole: Suzuki e Salles. Enquanto Lucas fez 1min43s372, Rafael anotou 1min42s443, que deu 1min42s9 de média, garantindo a posição de honra do grid de largada na Argentina.

Na primeira fila também vem Elias/Müller, enquanto Neugebauer/Barrichello, líderes do campeonato, sai em quarto.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.