Porsche Cup inicia segunda metade da temporada e completa etapas no Estoril, em Portugal

Após o sucesso dos 300 Km do Estoril, no último fim de semana, pelo Porsche C6 Bank Endurance Challenge, chegou a vez da etapa programada para o campeonato de sprint, as corridas curtas, da Porsche Cup C6 Bank. A categoria vai completar sua passagem pela Europa no mesmo palco: o Autódromo Fernanda Pires da Silva, conhecido como autódromo do Estoril, a 31 km da capital Lisboa. O local foi palco de vários GPs de Fórmula 1, inclusive da primeira vitória de Ayrton Senna, em 1985.

Até esta quarta-feira, 54 pilotos já estavam confirmados nos grids da Carrera Cup e da Sprint Challenge. A categoria com os Porsches 992 terá 32 carros na pista, e a dos 991.2, mais 22. Números que deixam a Porsche Cup C6 Bank como uma das maiores categorias da marca no mundo. Será a quinta vez que o traçado clássico do Estoril, de 4.182 metros e 13 curvas, receberá um evento de sprint da categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo (foram duas provas do Endurance Challenge).

Será a sétima vez que o país europeu irá receber a Porsche Cup C6 Bank: foram quatro anos no Estoril (quatro eventos de sprint e um de Endurance) e mais dois no moderno Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Além disso, nenhum dos pilotos que estará na pista venceu uma prova de sprint no local: o recorde na principal é de Constantino Júnior, com três. Clemente Lunardi e Vitor Baptista também foram ao alto do pódio no Estoril. Já na Challenge, Gil Farah tem duas vitórias. O saudoso Sylvio de Barros, Edu Azevedo, Tom Filho, Kreis Jr. e Enzo Elias triunfaram uma vez cada um.

Vencedor dos 300 Km do Estoril ao lado de Rubens Barrichello, Werner Neugebauer é o líder do campeonato, com 131 pontos. O gaúcho do carro #8 também é o piloto com mais vitórias na temporada até agora, com três. Marçal Müller, com 126, e Miguel Paludo, com 125, são seus principais perseguidores no campeonato. Além de Werner, Müller, Raijan Mascarello e Thiago Vivacqua completaram as outras corridas na primeira posição. Na Carrera Sport, a liderança é de Francisco Horta; enquanto na Rookie, Israel Salmen está em primeiro.

Pela Sprint Challenge, Miguel Mariotti assumiu a liderança do campeonato após a etapa de Interlagos, com 106 pontos. Ele está sete à frente de Antonella Bassani, atual campeã da categoria. Só os dois venceram corridas nesta temporada até agora. Sadak Leite é o terceiro, seguido por Célio Brasil e Caio Castro. Na Sprint Challenge Sport, a liderança é de Célio Brasil, e na Rookie, o jovem Caio Chaves segue em primeiro.

O fim de semana de ação no Estoril terá quatro corridas e duas tomadas de tempo. As atividades oficiais da etapa têm início na tarde de sexta-feira (28 de junho), com treinos livres da Carrera e Challenge. No sábado a pista é aberta para os qualis dessas categorias, que disputam suas primeiras baterias às 10h (Carrera) e às 10h40 (Challenge). As corridas do grid invertido da Carrera e Challenge acontecem no domingo a partir de 8h, com a categoria principal competindo primeiro.

Os canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank exibem a quarta etapa do campeonato de Sprint ao vivo no sábado e no domingo. O sportv mostra o VT das quatro corridas em horário alternativo na próxima segunda-feira, às 18h30 (de Brasília).